3 dicas pra evitar perda de dados em sua gestão

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3 dicas pra evitar perda de dados em sua gestão

Hoje falaremos sobre “como evitar perda de dados”É bem verdade que informação perdida é sinônimo de tempo perdido. Ninguém gosta do famoso retrabalho e, na maioria das vezes, a segunda versão de qualquer coisa que fazemos não sai tão boa quanto a primeira.

No dia a dia de sua gestão, milhares de dados são gerados, outros coletados. É o que ocorre em atas de reuniões, propostas comerciais, arquivos de projetos, cadastro de clientes e indicadores que dizem respeito à sua própria empresa. Perder informações sensíveis pode significar problemas ligados ao capital dos seus negócios.

Neste post vamos conhecer 3 dicas muito interessantes para evitar a perda de dados em sua gestão. Vamos lá?

1. Proteja as estações de trabalho

Um simples cuidado pode evitar inúmeros problemas desagradáveis no ambiente empresarial. Computador desconfigurado, carregamento lento e prejudicado de páginas da internet, telas azuis, perda de dados, risco de roubo de informações. Tudo isso pode ser evitado com a instalação de um bom antivírus e um bom antimalware.

Apesar de um pouco esquecida, essa simples ação é muito positiva para evitar a perda de dados e contribuir para um dia a dia mais saudável e produtivo.

2. Faça backup das informações

Atualmente existem diversas fontes confiáveis para backup de informações na nuvem. Apesar disso, ainda é interessante manter cópias de segurança em mídias diversas como DVD’s, pen drives e HDs externo. Esse tipo de procedimento pode ser feito como uma cautela adicional. Porém, é suscetível a falhas do hardware ou defeitos nas mídias.

Diante disso, o backup em servidores utilizando a nuvem é a opção mais acertada. Nesse caso, os dados podem ficar sincronizados com cópia em sistemas de cloud computing. Em caso de perda das informações locais, basta recorrer à cópia disponível na nuvem.

Esses serviços também garantem o armazenamento diário das informações e oferecem opção para aumento gradual do espaço em disco. Outra grande vantagem do backup na nuvem é o fato de ser possível acessar os arquivos de qualquer lugar e por diversos dispositivos como celulares e tablets.

3. Melhore a performance de sua rede wifi corporativa

Redes cabeadas ainda são consideradas mais rápidas e apresentam menores interferências externas. Porém, a mobilidade tem ganhado cada dia mais adeptos. A facilidade de instalação das redes corporativas, somada à redução de custos de obras e necessidade de investimento em cabeamento são algumas das vantagens que levam à preferência pela utilização do wifi corporativo.

Investir em tecnologia como roteadores mais potentes para garantir a performance de sua rede e diminuir as interferências externas é um grande passo para prevenir perda de dados nas companhias e ganhar em produtividade e satisfação de sua equipe.

Além dessas opções existem inúmeras outras formas de evitar perda de dados com as tecnologias e ferramentas oferecidas em nuvem. Utilizar ferramentas como o GSuite ou Office Online para criação de documentos e planilhas, escolher softwares em modelo SaaS (Software as a Service) entre outras boas práticas, como proteção da rede corporativa com firewall, podem garantir um ambiente mais produtivo e seguro.

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