5 dicas de segurança digital para a sua empresa

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

5 dicas de segurança digital para a sua empresa

Hoje vamos falar ” 5 dicas de segurança digital para a sua empresa “.Investir em segurança digital é algo fundamental para quem busca manter uma infraestrutura de TI confiável e livre de ameaças digitais. Nesse sentido, a criação de uma política de segurança digital pode ser feita com medidas simples, que terão como resultado uma infraestrutura de TI robusta e com um baixo nível de vulnerabilidades.

Veja abaixo cinco medidas que podem ser tomadas pela sua empresa para manter a sua infraestrutura segura!

1. Não utilize mídias externas desconhecidas

Pen drives e HDs externos facilitam o transporte de dados entre dois computadores, mas podem representar um grande risco para qualquer empresa. Muitos ataques possuem como forma de disseminação a manipulação de arquivos armazenados em mídias externas e o uso da ferramenta de execução automática do Windows.

Além disso, algumas técnicas manipulam o firmware do dispositivo para capturar todas as informações nele gravadas. Diante disso, instrua os profissionais a utilizarem apenas mídias externas conhecidas, sempre verificar se algum arquivo malicioso está instalado e evitar conectar o dispositivo em uma porta USB pública.

2. Utilize o e-mail de forma segura

Assim como mídias externas, o e-mail também está entre os principais meios de disseminação de malwares. Portanto, funcionários devem ter atenção redobrada ao utilizar essa ferramenta de comunicação crucial para empresas.

Configure o filtro de SPAM para validar apenas mensagens legitimas. Sempre confirme o envio de uma mensagem com anexo.

Além disso, copie e cole os links na barra de endereços do navegador em vez de clicar diretamente nos mesmos. Essas são medidas simples, mas que conseguem impedir a propagação de várias ameaças digitais.

3. Compartilhe arquivos pela nuvem

O cloud computing pode ser utilizado como uma ferramenta para o compartilhamento de arquivos com segurança e alto controle. Ao entrar em contato com parceiros comerciais e clientes, um profissional pode substituir o envio de dados diretamente no e-mail pela criação de uma pasta compartilhada em um serviço de cloud storage.

Dessa forma, qualquer vulnerabilidade existente nas máquinas dos usuários não afetarão o download do arquivo. Além disso, a empresa terá um controle completo sobre quem acessa as suas informações.

4. Mantenha os sistemas atualizados

A distribuição de atualizações de software é feita frequentemente por desenvolvedores. Elas servem para eliminar falhas de segurança, bugs e divulgar novas funções.

Modifique os processos de homologação de novas versões para que eles tenham o máximo de agilidade possível. Assim, a empresa consegue reduzir o tempo que os funcionários ficam expostos a problemas de segurança que podem ser utilizados para roubo de dados.

5. Incentive a adoção de senhas complexas

Em muitos sistemas de TI, as senhas alfanuméricas são o único método de login disponibilizado. Para reduzir as chances de scripts de força bruta invadirem contas, a empresa precisa incentivar o uso de senhas complexas em todas as suas aplicações.

Uma senha complexa deve possuir letras, números e símbolos. Além disso, é recomendado o uso de variação entre maiúsculas e minúsculas, assim como a não repetição de algarismos.

Pronto! Agora você já pode implementar essas medidas de segurança digital. Lembre-se: para atingir o sucesso desejado e deixar a empresa mais segura, esse processo deve envolver todos os funcionários do negócio.

Gostou deste artigo sobre  ” 5 dicas de segurança digital para a sua empresa ” ? Que tal assinar a nossa newsletter para receber outras dicas de TI que vão te ajudar a organizar os dados da empresa?

Junte-se a 7.100 leitores inteligentes e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso na gestão de tecnologia ( é grátis! )