Perguntas e Respostas sobre Consultoria de TI

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Em plena era da informação, não é de se admirar que o setor de tecnologia da informação venha ganhando importância nas empresas e se torne estratégico para o aumento da competitividade. Muitas empresas estão pensando em contratar uma consultoria de TI, em busca dos benefícios que ela pode trazer aos negócios, mas sempre esbarram em diversas dúvidas e não sabem por onde começar. Pensando nisso, separamos as 5 Perguntas e respostas sobre consultoria de TI mais comuns sobre o tema e respondemos para você! Confira:

1. Para que serve uma consultoria de TI?

Para ajudar na otimização de grande parte dos processos, indicando e implantado as melhorias necessárias. Se bem executado, o trabalho pode aumentar a competitividade da empresa, trazer a experiência necessária para um projeto, impulsionar a produtividade e até mesmo reduzir os gastos. Um dos grandes ganhos de realizar o Outsourcing (terceirização) é poder contar com profissionais de alto nível por uma boa relação custo-benefício.

2. Quando contratar uma consultoria de TI?

Cenários variados podem tornar favorável a opção de contratar uma consultoria: a necessidade de um olhar especializado e que traga referências de diversos contextos; projetos que exigem certificações e especialidades que sua equipe interna não possui; momento financeiro que demande uma otimização dos gastos com o setor de TI e um melhor desempenho dele; entre outros. A dica é ficar atento aos sinais de que sua empresa precisa terceirizar a TI.

Antes de realizar a contratação de uma consultoria, é preciso determinar os objetivos internos dos seus negócios. Assim você poderá buscar pelo fornecedor mais adequado para suas necessidades e com ele alinhar as expectativas.

3. Como funciona uma consultoria de TI?

Existem diferentes modelos de trabalho que podem variar de acordo com a metodologia de cada consultoria, mas, em geral, eles sempre passam por dois pontos fundamentais: um diagnóstico das necessidades do seu negócio e a proposição de soluções para supri-las. Tudo isso de acordo com os dados, o histórico e os níveis de acesso que você disponibilizará. Para o dia a dia, é recomendado que você indique um ponto focal interno que será o elo entre a empresa e o fornecedor. Nesse sentido, saiba o que observar ao realizar um Outsourcing de TI.

4. Qual consultoria de TI escolher?

O segredo é procurar aquela com experiência nos serviços e ferramentas que você precisa. Busque por empresas qualificadas e certificadas. Além disso, antes de fechar qualquer negociação avalie os portfólios de serviços e busque referências dos trabalhos anteriores. Não esqueça de verificar se a opção contratada disponibiliza um bom serviço de atendimento e de solicitação de demandas.

5. Como implementar o Outsourcing?

Após escolher o fornecedor correto e que melhor se adeque às suas necessidades, é hora de finalizar a contratação e definir, em conjunto, as responsabilidades de cada uma das partes. Essa etapa é fundamental para evitar frustrações e assegurar que todos estejam na mesma página.

Faça um processo interno de estruturação da empresa para receber o Outsourcing e não se esqueça de que ele trará grandes mudanças na rotina de todos, em especial na dos funcionários da área de TI. É de extrema importância que a equipe esteja preparada e aberta para aprender e executar os novos fluxos de trabalho.

Então o que achou do nosso artigo sobre: “Perguntas e respostas sobre consultoria de TI”

Após essas dicas, é só se preparar para agarrar todas as novas oportunidades que a inteligência competitiva de uma consultoria de TI pode trazer. Garanta que o trabalho seja bem-feito, aproveitando todo o potencial de aprendizado e lucratividade dessa nova fase, baixe agora o e-book Guia sobre Consultoria de TI: contrate um aliado estratégico para seu negócio.

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