5 Serviços Essenciais em Nuvem

Tempo de leitura: 3 minutos

5 Serviços Essenciais em Nuvem

A computação em nuvem conquistou o público de massas com as redes sociais, mas, ao mesmo tempo, já provou a que veio no meio empresarial. Trazemos aqui 5 Serviços Essenciais em Nuvem para você não perder tempo nem dinheiro. Em um espaço onde o foco é a produtividade, caiu como uma luva em serviços que podem ser compartilhados e, ao mesmo tempo, utilizados a partir de uma infinidade de dispositivos.

Trabalhar apenas do computador já é algo antiquado — não que trabalhar em um smartphone é o ideal, mas conseguir acessar e editar documentos do telefone é algo realmente incrível. Abaixo, vamos falar sobre 5 Serviços Essenciais em Nuvem que já devem (e deverão) ser abraçados pela sua empresa!

E-mail

Mesmo nos dias de hoje, algumas empresas preferem manter os servidores de correio eletrônico de maneira local. Uma estrutura que exige maquinário, pessoal e softwares específicos para atividade plena (caros e que ficam desatualizados rapidamente). Soma-se a isso a necessidade de um link de internet dedicado.

Por outro lado, a adoção do serviço na nuvem permite que a empresa pague apenas pelo que de fato utiliza, o sistema está contratualmente no ar 99% do tempo online e, por estar na nuvem, pode ser acessado por vários aparelhos diferentes.

Softwares de CRM

O gerenciamento de relacionamento com o cliente sempre fez uso de programas para identificar padrões de consumo, de modo a criar experiências mais atrativas aos consumidores. Licenças com valor elevado precisavam ser adquiridas e a instalação do software ela local. Com o CRM na nuvem, o serviço fica mais barato e prático. Qualquer pessoa pode fazer consultas em dispositivos móveis, auxiliando equipes de vendas a otimizarem o seu trabalho, agilizando processos.

Datacenter

Por que manter todos os seus arquivos e serviço de e-mail dentro da empresa? Uma questão de segurança? E se houver um incêndio? Quando questionamos os motivos, rapidamente realizamos que não é uma boa ideia. Manter informação local não é seguro quando lembramos da possibilidade de enviar para a nuvem, onde ela pode ser acessada a todo o momento, onde tudo possui backup. Algo deu problema? Basta restaurar com alguns cliques. As vantagens são inegáveis, e claro: o custo é muito mais baixo.

Backup Online

Fazer uma cópia de segurança dos arquivos da empresa nunca é uma ideia ruim, mas quando lembramos que uma inundação pode acabar com tudo, inclusive com o backup, procuramos alternativas mais seguras. Quando a cópia de segurança da empresa é feita na nuvem, não há problema com furtos ou desastres naturais. O custo com equipamento é zero, já que nada fica dentro da empresa. Há sempre espaço caso a empresa precise de mais. As vantagens são indiscutíveis.

Ferramentas de Trabalho

Até então, era necessário comprar licenças como a do Office para trabalhar, mas com serviços como o Office 365 e as ferramentas do Google G Suite, tudo ficou mais fácil. O nível de integração é incrível, com documentos sendo compartilhados e a possibilidade de videoconferência entre grupos de pessoas.

Planilhas podem ser acessadas a partir de um aparelho móvel e o usuário não está mais preso a apenas uma máquina. Tudo o que é produzido fica na nuvem, acessível em qualquer aparelho.

Apesar de ser mostrado a grande vantagem de poder acessar informações de qualquer lugar, a estabilidade e segurança de dados remotos somados aos preços são a grande vantagem dos serviços em nuvem. Abraçar esse conceito acaba por ser uma grande vantagem estratégica para o seu negócio.

Quer ficar por dentro de conteúdos como este em primeira mão? Então não deixe de assinar a nossa newsletter!

Junte-se a 7.100 leitores inteligentes e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso na gestão de tecnologia ( é grátis! )