Alta disponibilidade: o que é

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Alta disponibilidade

Alta disponibilidade: o que é  e onde está o beneficio?Sempre que ocorre uma falha no hardware ou no software de uma empresa, o departamento de TI fica em alerta. Afinal, dependendo da situação e das necessidades da organização, falhas desse tipo podem parar o trabalho e prejudicar a produtividade.

Para evitar transtornos como esses, existe o sistema de Alta Disponibilidade, que nada mais é do que um sistema que substitui o servidor que necessita de manutenção. Isso evita que a empresa fique sem acesso às informações necessárias e os risco de ser perder informações vitais para o negócio são minimizados.

Para te ajudar a entender melhor as vantagens do sistema, preparamos todas as informações sobre o assunto.

O que é Alta Disponibilidade?

Como explicado acima, alta disponibilidade é, basicamente, um sistema que permite que os servidores de uma empresa fiquem disponíveis o máximo de tempo possível, enquanto ocorrem reparos e manutenção. Dessa forma, não se perde tempo e a produção não é prejudicada.

Ao invés de realizar backups, o reparo e depois colocar os arquivos de volta no servidor, com a Alta Disponibilidade, o servidor é trocado e, depois da manutenção, são realizadas as atualizações necessárias.

Quais os benefícios da Alta Disponibilidade?

O principal benefício desse sistema é manter os servidores em funcionamento pleno e evitar longos períodos de inatividade, o que pode ocasionar perda de produtividade nos negócios.

Se pensarmos em nossa dependência em relação aos sistemas digitalizados, perceberemos o quanto isso é importante. Todas as informações de uma empresa ficam armazenadas em servidores que são acessados pelas diversas interfaces que a empresa tem disponível.

Ficar inacessível significa perder tempo e deixar de produzir. Portanto, os serviços de Alta Disponibilidade visam garantir, no final de tudo, a manutenção dos lucros do negócio.

Por isso, é extremamente necessário pensar nessa possibilidade como ferramenta para o departamento de TI realizar seu trabalho com mais tranquilidade e resultados mais eficientes para a organização.

Quem pode utilizar a Alta Disponibilidade?

No geral, qualquer empresa que tem informações em sistemas digitalizados podem e devem utilizar essa possibilidade como prevenção para possíveis falhas.

Os negócios que dependem totalmente de servidores e sistemas devem ficar ainda mais atentos ao sistema de Alta Disponibilidade e avaliar se essa é a melhor opção para não perder negócios e transações importantes.

Para isso, o departamento de TI pode realizar uma avaliação criteriosa das vantagens que a Alta Disponibilidade pode trazer para o negócio.

Vamos pensar em um exemplo prático: imagine que sua empresa é uma instituição de ensino e todos os dados dos alunos e pais estão armazenados em sistemas que necessitam, obviamente, de servidores específicos para funcionar. Caso ocorra uma falha e você tenha que realizar uma manutenção, será feito um backup, o servidor será inativado e, após o reparo, os arquivos serão reinseridos. Porém, durante esse processo, você não tem acesso a nenhuma informação dos alunos, o que pode gerar transtornos e prejudicar a instituição.

Viu, só? Quando falamos em Alta Disponibilidade, pensamos em segurança, agilidade e garantia dos lucros. Avalie essa possibilidade!

E que tal dividir essas informações com seus colegas? Compartilhe nas redes sociais.

Junte-se a 7.100 leitores inteligentes e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso na gestão de tecnologia ( é grátis! )