CIO e CMO, rivais ou aliados?

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CIO, CTO, CISO, CDPO, CFO, CMO, COO, CDO, CEO… Na gestão de empresas, há diversos títulos para designar os C-levels, termo utilizado para denominar o “chefe” ou diretor de uma área. Contudo, ainda que possa ser complicada a organização de cargos de diretoria, é necessário compreender o papel de cada chefia. Além disso, entender como integrá-las é essencial para ganhar em eficiência e otimização de custos e processos dentro de uma empresa.

Quando falamos em informação, palavra-chave para a sigla TI, dois cargos são responsáveis por esse ganho estratégico: o CIO e o CMO. Veja o que fazem esses profissionais e compreenda a sua importância dentro da empresa:

O que faz um CIO

O Chief Information Officer, ou Diretor de Informação, é geralmente conhecido também como Diretor de TI, responsável por todos os dados e informações necessários para a operação da empresa.

O papel do CIO é ser uma ponte entre estratégia e execução, tendo preferencialmente alguma experiência nas duas pontas. Sua função é alinhar objetivos da diretoria com a sua capacidade de consumir e aplicar tecnologia no crescimento e na resolução de problemas de negócio.

É dele a responsabilidade de criar políticas de uso de informações, planejar a operação e criar rotinas de análise de performance para identificar problemas e oportunidades.

O que faz um CMO

O Chief Marketing Officer, ou Diretor de Marketing, atua não apenas na perspectiva de propaganda comercial da empresa, mas também na institucional e no estudo do mercado.

A responsabilidade de um CMO é elaborar planos de marketing estratégicos, buscando o fortalecimento da imagem da empresa, bem como a procura por iniciativas inovadoras que atinjam o público por meio de campanhas e ações de sucesso.

Ele é responsável por criar e coordenar estratégias para melhorar a imagem da companhia, visando trazer mais credibilidade e visibilidade para a mesma. 

Qual a importância dos dois cargos na gestão de empresas

Como dito anteriormente, a TI existe pois a informação existe. Portanto, quando ambos os diretores se alinham em suas ações, é possível montar uma equipe completa e complementar, tanto para a eficiência da operação quanto para, nesse caso, o crescimento da empresa como um todo, a partir da geração de valor através da informação.

O CIO estará responsável por criar e desenvolver políticas, operações e processos que tornem a gestão da empresa como um todo mais efetiva — uma preocupação cada vez mais vital para empresas em tempos de e-business e relacionamento por help desk.

Já o CMO, atua na análise do mercado, buscando oportunidades de inovação nos planos estratégicos, bem como na gestão do time de marketing e na avaliação do retorno das ações.

Segundo estudo recente do The Economist Intelligence Unit, “A crescente disponibilidade dos serviços de processamento, análise e armazenamento em nuvem abriu, sem dúvida, as comportas em termos de tornar a análise baseada em Big Data acessível a empresas de todos os tamanhos em vários setores”.

O estudo revelou que 60% das empresas já estão gerando valor a partir de dados e pretendem continuar a fazer isso. Bem como, mostrou que 83% das empresas utilizam os dados para tornar produtos e serviços mais lucrativos. Entretanto, apenas um terço delas afirma ser “bastante efetivo” em relação a transparência para com os dados dos consumidores.

Ambos os cargos de CIO e CMO são importantes para a gestão de empresas no presente e a criação e aplicação de estratégias tecnológicas para o futuro.

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