Descubra o que são os métodos ágeis e sua aplicação além da TI

Tempo de leitura: 4 minutos

As metodologias tradicionais estão sendo abandonadas. Em busca de mais agilidade e flexibilidade, os métodos ágeis ganharam o mercado. Em muitos projetos, eles são a escolha de gestores para ter capacidade de atender a demandas com rapidez.

Mas, você sabe quais as vantagens dessa abordagem? Já parou para pensar como ela pode ser levada para outras áreas que não sejam os projetos de TI?

Para esclarecer todas essas dúvidas, o post de hoje será totalmente dedicado a este assunto. Confira abaixo!

Definição de método ágil

As metodologias ágeis surgiram nos últimos anos como uma alternativa aos métodos tradicionais de gestão de projetos de TI. Por exemplo SCRUM, XP, Lean, etc. Elas são conhecidas por sua maior flexibilidade, capacidade de se adaptarem a mudanças no ambiente de trabalho e ciclos com duração reduzida. Criadas, inicialmente, com foco em projetos de desenvolvimento, elas são facilmente aplicáveis em outras áreas do empreendimento.

A aplicação de um método ágil dentro do ambiente de TI busca promover mais agilidade, produtividade e integração profissional. Nela, existe a busca por mecanismos que contribuam para a criação de um ambiente com canais de comunicação mais simples, autonomia para tomada de decisões e foco nas demandas de clientes e usuários. Dessa forma, a entrega de produtos passa a ser mais rápida sem que isso comprometa a qualidade do produto final.

Benefícios dos métodos ágeis

A implementação de uma metodologia ágil no ambiente de trabalho pode trazer uma série de benefícios para o negócio. Ganhos de performance, ampliação da capacidade de atender a solicitações e maior integração são alguns deles. A seguir, outras vantagens.

Aumento da velocidade de entrega de projetos

Um dos principais focos das metodologias ágeis é o aumento da capacidade de entregar produtos rapidamente. As rotinas são modificadas para que a resolução de demandas seja feita com mais automação e integração, o que contribui para ganhos significativos de produtividade.

Redução de erros

Ao aumentar a integração e automatizar rotinas, os erros se tornam menos frequentes. De um lado, os times poderão se comunicar mais e eliminar falhas causadas por problemas na troca de informações. Por outro, as soluções de TI executarão alguns processos automaticamente.

Maior integração entre os times

A integração entre equipes afetará a rotina do negócio profundamente. Dúvidas e problemas serão solucionados rapidamente e, ao mesmo tempo, o planejamento de novas rotinas será executado em prazos menores.

Mais flexibilidade operacional

Um dos pontos chaves de uma metodologia ágil é o ganho de capacidade de responder a demandas de clientes. Isso inclui os pedidos de alterações em projetos e, ao abandonar as maneiras tradicionais de gerir rotinas, as metodologias ágeis contribuem para que o negócio consiga ter um ambiente de trabalho com muito mais flexibilidade.

Aplicação dos métodos ágeis além do setor de TI

A implementação de uma metodologia ágil envolve uma mudança completa na cultura do negócio. A área afetada trabalhará por meio de uma nova cultura com mais agilidade, integração e flexibilidade. À princípio, o primeiro passo é modificar as rotinas para seguir quatro valores, que são:

  • utilização de ferramentas adequadas aos processos de trabalho;
  • maior interação entre times e pessoas;
  • colaboração constante com o cliente;
  • capacidade de responder a mudanças sem que isso gere atrasos.

Os métodos de gestão devem ser considerados como ferramentas valiosas para a empresa. É importante que o negócio saiba avaliar como cada metodologia será aplicada dentro do ambiente de trabalho e os seus possíveis impactos.

Os times atuarão lado a lado para verificar a melhor forma de solucionar problemas e atender às demandas externas. Junto a isso, é necessário flexibilizar rotinas e otimizar o uso de ferramentas de tal forma que todos possam manter a rotina de trabalho com alto nível de produtividade mesmo quando mudanças ocorrerem. Assim, as metodologias ágeis serão uma forma de gerar mais competitividade e segurança para o negócio.

E aí, gostou das informações desse post? Quer saber mais sobre como implementar metodologias ágeis dentro do seu ambiente de trabalho? Então entre em contato conosco agora mesmo!