10 diferenças entre Google G Suite e Office 365 para sua empresa

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Não tem jeito: se você é ávido por novidades tecnológicas e busca por opções de ferramentas que façam do seu dia a dia algo mais prático, com certeza já se pegou pensando sobre qual caminho escolher: Office 365 ou Google Apps.

Muito mais do que duas gigantes da tecnologia, as empresas criaram plataformas diferentes para agregar valor à vida de pessoas que precisam de ferramentas práticas e acessíveis — para fins acadêmicos ou profissionais.

Então, é visível a diferença entre as duas marcas ao se colocarem à sua disposição para oferecer ferramentas úteis, práticas, acessíveis, e que se encaixem em seu perfil. Afinal, ambas possuem expertise o suficiente para transitarem por suas criações com a garantia de serem práticas, e acreditam oferecer os melhores serviços.

E, é claro, quem sai ganhando é você! Interessado? Ficou com ainda mais dúvidas? Continue lendo este post e veja agora as 10 principais diferenças entre as criações das duas empresas e faça a sua escolha!

1. A diferença no visual

Em primeiro lugar, as ferramentas que ambas as empresas apresentam possuem semelhanças e diferenças. As semelhanças, em muitos casos, estão na forma de utilizá-las. Como a Microsoft lançou suas ferramentas há anos, o layout apresentado pela empresa é o mais familiar, o que é uma vantagem na hora da escolha.

No entanto, a Google lançou ferramentas com visual similar para não afastar os usuários de sua concorrente. Nesse caso, o layout é o que mais se difere.

2. Instalação facilitada e uso mais prático

Enquanto a Microsoft permite que suas ferramentas sejam instaladas em diferentes plataformas, como computadores, notebooks, tablets e smartphones, o Google tem em seus itens ferramentas utilizadas por meio de seu navegador, o Chrome. E o resultado disso é a praticidade, de acordo com as suas necessidades.

Você utiliza a internet constantemente como ferramenta de trabalho? A Google está preparada para isso. Quer maior alcance dos aplicativos e ter resultados que não precisem, necessariamente, da web? Microsoft.

De toda forma, entenda que os diferentes mecanismos transitam facilmente entre seus respectivos apreciadores.

3. Online e offline: qual é o melhor para você

Além da diferenciação no visual e na instalação, os usuários das ferramentas da Google podem utilizá-las online, inserindo todo o conteúdo na nuvem — o que permite o armazenamento de acordo com o que as tendências predizem. Já a Microsoft permite o armazenamento em meios físicos.

A nuvem, aliás, é um dos pontos decisivos para quem busca fácil acesso de diferentes lugares do mundo, não necessitando de meios físicos para armazenar ou sequer a presença de quem precisa compartilhar: a internet facilita isso.

Além disso, você pode fazer um back-up dos arquivos quando precisar utilizá-los por meio de meios offline.

4. Coletividade versus praticidade

O usuário das ferramentas da Google pode também compartilhar informações em simultaneamente, o que é uma excelente ferramenta para empresas que possuem mais de um usuário no mesmo arquivo ao mesmo tempo. Sua concorrente já não tem esse tipo de acesso.

5. O preço faz toda a diferença!

O custo/benefício das ferramentas do gigante site de buscas da internet é mais atraente — tendo em vista que há apenas duas configurações de pacotes disponíveis no google g suite — enquanto a Microsoft office 365 possui cinco, o que pode confundir os usuários iniciantes.

De fato, o preço costuma ser o grande diferencial, pois é possível adquirir ambos os instrumentos de acordo com o tamanho da empresa. Nesse quesito, a Microsoft oferece maior versatilidade, porém, sai mais caro.

De acordo com a utilização de ambos os recursos, é possível ter redução de custos de 41% com o Google for Work, enquanto a Microsoft te garante 27%.

6. Complexidade de uso deixa as ferramentas bem diferentes entre si!

No geral, as ferramentas da Google são ótimas para empresas — em especial as de tecnologia — por permitirem rápida percepção do seu conteúdo. E os aplicativos são mais colaborativos, o que amplia a facilidade a mais pessoas.

Por outro lado, as ferramentas da Microsoft são mais familiares, permitindo rápido conhecimento evolutivo. A exemplo disso estão as suas planilhas, que possuem fórmulas elaboradas e permitem maiores usos de acordo com a complexidade requisitada.

7. Familiaridade e facilidade

Se você é usuário de Word, PowerPoint e Excel, com certeza estará apto a ter muito mais tarefas nestes aplicativos da Microsoft — ao contrário dos utilizados pela concorrência, que transmitem a mesma facilidade, porém, sem o mesmo alcance.

De fato, isso garante maior credibilidade à Microsoft. Aliás, vale lembrar que a diferença de tempo entre a expertise das duas é maior do que dez anos!

8. Suporte de acordo com o seu perfil

O suporte é um dos principais requisitos na hora de analisar qual é a melhor empresa para ter os produtos utilizados por você e sua equipe. Afinal, cada uma delas oferece vantagens e desvantagens, mas o suporte é decisivo para mudar de opinião — até porque é necessário ter a disponibilidade da empresa para isso.

Nesse quesito, a Google oferece assistência 24/7: estando disponível para assistir a qualquer problema que seus aplicativos venham a ter; por sua vez, a Microsoft e seu Office disponibilizam essa função apenas aos usuários do pacote Enterprise.

E então, qual é a sua necessidade?

9. O perfil exato de quem precisa de recursos: Google for Work ou Office 365

Está difícil definir qual é a melhor ferramenta? Eis mais um diferencial: os recursos oferecidos por uma e por outra costumam ser o que mais atraem seus respectivos fãs. Portanto, faça o teste e encontre a melhor para a sua empresa.

10. O resultado do embate: a diferença está no seu perfil

Enfim, como você pode perceber, não há favorito fácil para a vitória nesse comparativo, pois as diferenças de uma podem ser complementos à outra, e vice-versa. Dessa forma, o que você precisará colocar em jogo é o seu perfil, ou da sua empresa.

Se você busca pela familiaridade e versatilidade, a Microsoft, com seu Office 365 poderá te oferecer recursos mais impressionantes; por outro lado, se você busca por praticidade e modernidade, a Google for Work tem o que você precisa.

E aí, gostou do post”10 diferenças entre Google G Suite e Office 365 para sua empresa”? Restou alguma dúvida? Deixe-nos o seu comentário e participe da conversa — suas perguntas e opiniões são muito importantes para nós!

Junte-se a 7.100 leitores inteligentes e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso na gestão de tecnologia ( é grátis! )

  • Matheus Rodrigo

    Se inscrevendo por esse link https://goo.gl/7Zpqct, e usando um dos seguinte códigos promocionais: HCFEC7PD6PJMPWL ; XCK7DFEDNJEGHLG ; você ganharas 20% de desconto no primeiro ano de uso do G Suite!