E se seus dados fossem sequestrados? Brayan contextualiza os perigos de uma segurança digital falha

Tempo de leitura: 2 minutos

A Introduce figura novamente na Revista NOI, com o CTO Brayan Poloni assinando a coluna de tecnologia da edição de Março/Abril de 2019. No ano passado, o Trio do B.E.M ganhou destaque, sendo a capa da edição de Novembro/Dezembro. Em entrevista para o “Legado” os sócios fundadores da Introduce -Tecnologia para Crescer abordaram temas como o processo de crescimento da empresa e a jornada da transformação digital, bem como a importância de uma nova mentalidade para sobreviver em um mercado cuja maior demanda é a inovação.

Desta vez, Brayan Poloni traz uma proposta diferente abordando a importância da segurança de dados corporativos com o artigo “E se os Seus Dados forem Sequestrados?”. Propondo uma reflexão acerca dos custos e dos recursos perdidos pelas empresas em casos de ataques como o ransomware. Confira um trecho do texto:

“Quem está no controle da segurança dos dados da sua empresa?

Podemos pensar em estratégia para as operações e o desenvolvimento em negócios locais. Há cenários diferentes de empresa com menos equipamentos de tecnologia e dispositivos em que também pode inserir-se e conquistar sucesso na nova economia digital, pois no mundo dos negócios, as informações são ativos que requerem nossos maiores cuidados.

Para garantir a preservação adequada desse ativo, há três pilares da informação, que devem ser atendidos simultaneamente: Confidencialidade – para que apenas as pessoas autorizadas acessem as informações,  Disponibilidade – para que as pessoas certas possam acessar os arquivos quando necessário e Integridade – para garantir que nenhuma alteração indevida seja feita nos dados. Esse conceito inclui não só os aplicativos e arquivos armazenados digitalmente, mas também os equipamentos de hardware, as soluções de computação em nuvem e as conexões de rede, enfim, toda a infraestrutura de TI deve estar protegida contra qualquer brecha que permita a quebra da integridade de um arquivo ou sistema, evitando assim que recursos sejam gastos para se resolver problemas relacionados.

Sem esses pilares não existe Segurança da Informação e logo se perde muito mais que apenas valores (de pagamento de resgate), mas também recursos valiosos como o tempo e as informações.

Garantir um ambiente que atenda às diretrizes de segurança estabelecidas por esses conceitos é dar passos sólidos em direção a base de crescimento da empresa. É no crescimento que a Introduce vem contribuindo com a sua atuação no mercado. Oferecemos não apenas tecnologias, mas a sincronia entre tecnologia e os processos de negócio, contribuindo para que as pessoas tenham meios seguros e eficientes para desenvolver seus trabalhos com mais produtividade.”

Saiba mais sobre o tema agora. Confira o texto na íntegra.