Inteligência Artificial: saiba exatamente do que se trata!

Tempo de leitura: 3 minutos

É comum as pessoas ficarem confusas quando o assunto é inteligência artificial, afinal estamos acostumados com os filmes de Hollywood — nos quais robôs superinteligentes dominam a humanidade.

É claro que a área da robótica trabalha muito com IA e busca incutir em suas criações sistemas inteligentes, porém ela já está marcando presença em nosso meio e se desenvolve rapidamente.

Neste post mostraremos o que realmente é a IA, onde está sendo utilizada e o que esperar dessa tecnologia para os próximos anos. Não perca!

O que é inteligência artificial?

A definição principal é a de que são sistemas e máquinas que tenham a capacidade de pensar como humanos. Hoje, no entanto, a IA é um ramo da ciência que busca criar sistemas que possam raciocinar, resolver problemas, tomar decisões, usar da criatividade e realizar outras ações que antes eram exclusivas do ser humano.

O termo foi cunhado em 1956, por John McCarthy, porém esbarrava em três itens básicos, necessários para que a IA pudesse ser posta em prática. Podemos listá-los da seguinte forma:

  • modelos de dados: que permitissem uma classificação, processamento e análise de forma inteligente;
  • quantidade de dados: massivo banco de dados para alimentar o processamento de informação;
  • poder computacional: acesso a processadores de baixo custo e alta performance.

Os três itens podem ser encontrados atualmente com facilidade — o que tornou possível o desenvolvimento de vários sistemas de inteligência artificial. Hoje conseguimos encontrar IA em jogos, reconhecimento de voz, programas de diagnóstico médico, entre outros.

Quais são as suas aplicações corporativas?

A tecnologia de IA trouxe diversas possibilidades para as empresas, principalmente na área de automatização de processos e análise de informações. O objetivo de implementar soluções de inteligência artificial nessas áreas é aumentar a eficiência, já que um sistema consegue fazer o trabalho de vários colaboradores e, ao mesmo tempo, diminuir os erros decorrentes da interação humana.

Algumas das aplicações que já estão rodando e que podemos visualizar todos os dias estão nas seguintes áreas:

Bancária

Sistemas inteligentes têm a capacidade de analisar a quantidade gigantesca de dados gerados pelo mercado financeiro, podendo sugerir as melhores aplicações e investimentos.

Atendimento ao cliente

Muitas das grandes lojas de varejo e e-commerces já investiram em soluções de atendimento com implementação de IA, onde o primeiro contato com um cliente no chat da empresa é realizado pelo sistema. Caso não consiga resolver sozinho, ele passa o atendimento para um colaborador.

Indústria

No setor industrial, máquinas autônomas já existem e estão espalhadas em diversas fábricas ao redor do globo. Essa tecnologia permite que pequenas decisões possam ser tomadas de maneira automática, como a diminuição da velocidade de fabricação para evitar paradas. Além disso, o maquinário é capaz de aprender como trabalhar da melhor forma.

Quais são as previsões para o futuro?

Existem diversas discussões sobre o fato de dotar máquinas com sistemas inteligentes — o antigo debate sobre a substituição de humanos por robôs, clichê de vários blockbusters —, porém a realidade é que um sistema tão complexo quanto o cérebro humano está longe de ser alcançado e é impossível substituir totalmente as pessoas no ambiente de trabalho.

O que podemos realmente esperar são sistemas cada vez mais inteligentes e especializados em uma única área de conhecimento, resolvendo pequenos problemas de nosso dia a dia. Não se surpreenda se num futuro próximo você for atendido por um sistema e pensar que está falando com um humano.

A inteligência artificial evolui a passos largos e sua utilização pode se dar de diversos modos. Esperamos que por meio deste post você possa ter tido uma visão ampla do que se trata e quais são as aplicações de sistemas de IA que já estão acontecendo.

Compartilhe este artigo em suas redes sociais e deixe que seus amigos também descubram as maravilhas da inteligência artificial!