Mobilidade para PMEs

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Mobilidade para PMEs

Parte do trabalho de quem está envolvido com a gestão empresarial de uma companhia, envolve a busca por processos que tornam o ambiente corporativo mais eficaz e moderno. Nos últimos anos, esse trabalho ganhou forças graças à tecnologia, que viabilizou rotinas mais flexíveis, convergentes e conectadas a rede. Por isso desenvolvemos este artigo especialmente para você que busca Mobilidade para PMEs.

Nesse cenário, as soluções modernas de TI passaram a ser baseadas em dois princípios. O primeiro, da conectividade, envolve a manutenção de sistemas que utilizam a rede para a obtenção de informações e compartilhamento de dados. O segundo, da mobilidade, busca garantir a execução de tarefas em dispositivos móveis com capacidade semelhante à de um ambiente desktop. Estes dois princípios aplicados em conjunto trazem um enorme ganho de Mobilidade para PMEs.

Juntos, ambos os princípios permitem que empresas funcionem melhor e sejam mais competitivas. Quer saber mais? Continue a leitura e descubra como a mobilidade pode tornar a sua empresa mais eficaz!

Os benefícios da utilização de ferramentas que ampliem a mobilidade do seu negócio

Modelos operacionais mais flexíveis

Quando uma empresa passa a ter as suas rotinas integradas a sistemas de cloud computing e outras ferramentas que auxiliam no ganho de mobilidade, os seus modelos operacionais podem ser mais flexíveis.

A adoção de homeworking, por exemplo, será mais ágil, uma vez que profissionais poderão ter acesso aos mesmos sistemas que utilizam no escritório sem que isso comprometa a sua segurança ou a sua capacidade de trabalhar.

Redução de custos

Tecnologias de cloud computing são conhecidas pelo seu custo de contratação reduzido. Por efetuarem o rateio dos gastos com manutenção entre vários usuários, empresas do ramo conseguem diminuir os custos dos seus serviços. Dessa forma, pequenas e médias empresas conseguem o acesso às plataformas de gestão complexas sem ter que realizar grandes investimentos.

Equipes mais integradas

Plataformas de gestão e comunicação baseadas na nuvem aumentam a integração entre profissionais que nem sempre estão no mesmo local de trabalho. Por permitir que as pessoas tenham acesso aos mesmos dados em tempo real, as operações internas passam a ter menos erros e número de tarefas repetitivas é reduzido. Assim, a empresa pode criar fluxos de trabalho com mais trocas de informações e eficiência.

Dicas para incorporar a mobilidade dentro da sua empresa

Implementação do BYOD

O BYOD é uma das principais políticas de gestão voltadas para companhias que pretendem aumentar o seu grau de mobilidade. A sigla, que significa Bring Your Own Device (Traga o Seu Próprio Aparelho, em tradução livre), é utilizada para um modelo operacional em que funcionários são incentivados a utilizar aparelhos próprios dentro do ambiente corporativo. Como consequência, a empresa passa a ser mais produtiva, possui custos com tecnologia reduzidos e os níveis de satisfação interna são ampliados.

Por outro lado, o processo de implementação do BYOD dentro de uma companhia deve ser feito por meio de um longo planejamento. Gestores devem estar atentos à necessidade de reformular políticas de segurança e privacidade. Isso será feito através da implementação de controles de acesso e ferramentas de monitoramento, que permitem a identificação precoce de vulnerabilidades e comportamentos maliciosos.

Utilização do Google Apps for Work

O Google Apps for Work permite a incorporação de vários programas essenciais para uma corporação dentro de uma ferramenta. Além de contribuir para a flexibilidade, o programa permite aos funcionários trabalhar de forma colaborativa. Ou seja, um documento pode ser editado de qualquer lugar, por qualquer funcionário que tenha acesso a ele. Além disso, essa ferramenta permite realizar videoconferências, fazer o armazenamento de diferentes tipos de documentos dentro da nuvem, tudo de forma segura e simples.

A flexibilidade dentro da empresa

Nos últimos anos, empresas passaram a ter a necessidade de modelos operacionais mais integrados à web e com mais mobilidade. Para o dono de empreendimentos de pequeno e médio porte, essa tendência trouxe grandes desafios, uma vez que a adaptação para esse cenário pode significar novos investimentos em TI e rotinas de gestão.

Entretanto, graças às soluções de cloud computing e métodos de trabalho como o BYOD, a busca por serviços com maior mobilidade tornou-se mais simples e barata. Hoje, independente do seu porte, um empreendimento pode implementar serviços que aumentam a mobilidade de seus profissionais sem que isso implique em grandes investimentos financeiros.

Espero que tenha gostado do nosso artigo sobre Mobilidade para PMEs!

Quer ficar por dentro das principais tendências de TI corporativa?  Assine a nossa newsletter!

Junte-se a 7.100 leitores inteligentes e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso na gestão de tecnologia ( é grátis! )