Business Intelligence: saiba o que é e como ajuda a sua empresa

Tempo de leitura: 3 minutos

As empresas trabalham continuamente para melhorar as suas estratégias comerciais. Em busca desse objetivo, há uma série de abordagens que podem ser tomadas. Uma delas é o Business Intelligence (BI), que muda a maneira como o seu negócio avalia os seus processos por meio de uma análise inteligente de dados.

Confira a seguir tudo sobre o BI e como ele afeta positivamente a sua empresa!

O que é Business Intelligence

Business Intelligence é o nome utilizado pelas empresas para definir um conjunto de estratégias que envolvem a captura e a análise de dados para processos de tomada de decisão. Dessa forma, busca-se criar um ambiente em que a empresa tenha mais facilidade para encontrar, avaliar, colaborar, compreender e agir a partir de informações de alto valor agregado sempre que for necessário.

As estratégias de Business Intelligence evoluíram e, hoje, diferenciam-se das abordagens de análise de dados tradicionais pelo número de fatores e conceitos utilizados para que os gestores possam ter bons insights. Em outras palavras, com o Business Intelligence, os profissionais têm as bases para tomar decisões que contribuem para o sucesso do negócio e as suas estratégias de médio e longo prazo.

Quais são os benefícios para o negócio?

O Business Intelligence é utilizado em várias empresas para otimizar  os processos de tomada de decisão. Contudo, essa abordagem pode trazer benefícios que vão muito além da melhoria nessa parte do dia a dia de um gestor.

Confira algumas das vantagens do investimento em BI:

Aumento de faturamento

O Business Intelligence fornece uma série de informações para que o negócio consiga identificar pontos em suas abordagens de marketing que podem ser otimizados para melhorar os números de vendas.

Com os indicadores certos, os gestores conseguem avaliar o impacto de estratégias de marketing e, assim, planejar campanhas e desenvolver produtos de acordo com as demandas dos clientes. Dessa forma, o empreendimento torna-se mais competitivo e capaz de atrair mais oportunidades de vendas.

Redução de custos

A redução dos custos operacionais é algo buscado por todas as empresas. Ter uma cadeia operacional que exige poucos recursos para ser mantida é fundamental para que a companhia possa continuar eficiente e, ao mesmo tempo, competitiva.

Além disso, esse fator contribui para que o negócio possa enfrentar tempos de crise com capacidade de realizar investimentos estratégicos.

Melhoria nas rotinas internas

O Business Intelligence coloca o gestor em um lugar estratégico. Ele conseguirá avaliar continuamente o funcionamento de todos os setores do negócio, identificando problemas na cadeia operacional, gargalos em áreas importantes e pontos que necessitam de melhorias.

Com tais dados em mãos, é possível otimizar as atividades de toda a empresa, reduzindo o tempo necessário para executar rotinas e criando uma série de processos mais eficazes.

Como implementar uma política de Business Intelligence?

A adoção de uma estratégia de Business Intelligence envolve planejamento estratégico com levantamento de dados internos, avaliação das metas de médio e longo prazo e mudança contínua na cultura interna.

É importante que os KPIs sejam implementados, para avaliar a performance de cada setor, e a companhia tenha ferramentas de monitoramento. Com isso, os gestores poderão identificar como cada área está atuando e qual o impacto das medidas tomadas.

Uma vez que os problemas sejam identificados, deve-se criar estratégias para mitigar as falhas e corrigir os processos de acordo com os objetivos do negócio. Treinamentos, cursos e novas rotinas devem ser comunicados a todos os envolvidos, reduzindo as chances de um time não atuar da maneira correta.

O Business Intelligence deve ser entendido como uma estratégia que melhora o direcionamento e a execução de todas as rotinas internas de uma empresa. Por meio dele, o negócio consegue gerar um fluxo de trabalho mais eficaz, feito a partir de demandas do mercado e com melhorias contínuas.

Junto ao Business Intelligence, outra tendência que está melhorando a maneira como as empresas realizam negócios é o cloud computing. Saiba como a nuvem pode afetar o seu negócio baixando o nosso e-book agora!