O que o CEO precisa ouvir e o CIO deveria falar?

Tempo de leitura: 3 minutos

O que um CEO precisa ouvir? Regularmente, os CIOs deparam-se com essa questão. Conforme a tecnologia passou a ser vista como um investimento estratégico para o meio corporativo, conseguir apresentar soluções que sejam capazes de melhorar os resultados financeiros virou uma obrigação.

Mas como fazer isso da maneira correta? Como um diálogo entre os líderes de uma empresa impacta nos resultados do negócio a médio e longo prazo? Prossiga e boa leitura!

A importância do diálogo entre o CIO e o CEO

A competitividade entre empresas nunca foi tão grande. A globalização diminuiu distâncias e criou mercados internacionais. E com a internet, estar presente em novas áreas passou a ser algo muito mais simples.

Ao mesmo tempo, a tecnologia virou um dos principais investimentos que empresas podem realizar. Soluções de TI criam ganhos em todos os ambientes empresariais. Portanto, saber indicar as melhores maneiras de alocar recursos passou a ser algo fundamental para o trabalho do CIO.

Quando o CIO sabe escolher as coisas que o CEO precisa ouvir para melhorar o empreendimento, a companhia fará um uso muito mais inteligente dos seus recursos. Os investimentos dão apoio para uma empresa de alto nível de competitividade, capaz de compreender as demandas do mercado e criar serviços mais atraentes e rentáveis.

Tópicos sobre tecnologia que um CEO precisa ouvir

Um dos trabalhos do CIO é apresentar soluções para a empresa, que sejam capazes de otimizar os seus processos e garantir mais competitividade a médio e longo prazo. E uma das melhores maneiras de conseguir isso é identificar as que mais se encaixam no perfil do empreendimento, por meio da análise das principais tendências do mercado.

A transformação digital, por exemplo, é uma das principais tendências do mercado — e colocar a empresa dentro dela pode ser fundamental para o sucesso do empreendimento a médio e longo prazo. Quando a companhia faz investimentos inteligentes, os seus serviços ganham qualidade e passam a ter maior nível de inovação. Portanto, trabalhe para que o CEO compreenda a importância de direcionar recursos para tecnologias como:

É importante que a escolha das soluções apresentadas tenha um foco nos objetivos e nas demandas internas. Dessa forma, a companhia terá mais sucesso nos seus investimentos e garantirá mais competitividade para si a médio e longo prazo.

Alinhando o setor de TI com o resto do negócio

A melhor estratégia para garantir que o setor de TI tenha um papel de destaque na companhia é alinhando as estratégias do setor com as das outras áreas da empresa. Para saber o que o CEO precisa ouvir, o CIO deve identificar como a tecnologia pode otimizar problemas existentes, impedir o surgimento de novos e criar um ambiente de trabalho mais dinâmico e eficaz.

Portanto, integre o setor de TI com outras áreas. Trabalhe lado a lado com líderes de outros setores por meio de múltiplos canais de comunicação para identificar os meios pelos quais a tecnologia pode criar um impacto positivo em todas as áreas do empreendimento. Assim, será muito mais fácil encontrar o que o CEO quer ouvir.

Gostou do nosso post e quer saber mais sobre o papel do Chief Information Officer? Então, acesse o ebook com dicas para ser um CIO de sucesso e conte com a Introduce nessa jornada!