Planejamento Estratégico em TI

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Planejamento Estratégico em TI

Facilitar a gestão empresarial por meio de um planejamento robusto, definindo estratégias para alcançar objetivos que, ao serem atingidos, otimizarão o desempenho de indivíduos e a rentabilidade de serviços ligados a todas as áreas de uma corporação. Essa é uma definição que podemos dar ao planejamento estratégico em TI.

Mas qual a importância que tem a conclusão das etapas de planejamento estratégico para uma empresa? Como elas são adaptadas para o setor de TI? Como implementar o planejamento estratégico em TI com sucesso? É o que veremos a seguir!

Quais são as etapas de um planejamento estratégico?

Todo planejamento estratégico é composto por três níveis: estratégico, tático e operacional. Quando compreendemos o funcionamento dessa estrutura, logo temos uma ideia muito mais clara de como o planejamento é feito, como um verdadeiro passo a passo!

  • Nível estratégico: consiste em traçar objetivos de curto, médio e longo prazo, cuja responsabilidade é tomada por indivíduos do mais alto nível hierárquico da empresa.
  • Nível tático: geralmente delegada a gestores, a parte tática do planejamento visa analisar quais são os recursos disponíveis para atingir com êxito as metas propostas anteriormente – e como tais recursos poderão atender as expectativas.
  • Nível operacional: é o planejamento sendo executado na prática – função que compete aos colaboradores técnicos.

Qual a importância do planejamento estratégico em TI?

O departamento de TI é um dos setores mais cruciais e influentes de uma empresa, visto que, em plena Era da informação, todas as outras áreas e setores percorrem caminhos que, de uma forma ou de outra, passam por ele. Isto é, ao fazer um planejamento estratégico em TI, a empresa pode adquirir, além da melhor colaboração das áreas, uma sólida vantagem competitiva, redução de custos, otimização de processos, etc.

Estabelecer metas a serem atingidas em diferentes espaços de tempo pode determinar uma melhoria geral na produtividade, além de adaptar, conforme as necessidades, o suporte e a infraestrutura de TI de acordo com novas tendências e processos de negócios. Mas, como isso é feito tratando-se especificamente da Tecnologia da Informação?

O planejamento voltado para a Tecnologia da Informação

Voltemos aos três níveis do planejamento estratégico mencionados anteriormente. Eles são um padrão de planejamento, ou seja, da mesma forma que podem ser utilizados em TI, podem também ser aplicados em Marketing ou Recursos Humanos, por exemplo.

Dessa forma, a adaptação desses níveis pode ser compreendida como a estruturação da Tecnologia da Informação por meio de seus recursos de hardware, software, gestão e segurança de dados, sistemas de telecomunicações, etc. Nisso, também se inserem a infraestrutura pré-requisitada para atender aos processos da empresa e os indivíduos neles envolvidos.

Como iniciar um planejamento estratégico em TI?

O primeiro passo que a empresa deve tomar é conhecer, de fato, quais são as demandas e quais são as áreas competentes para satisfazê-las. Portanto, criar grupos de trabalho, compostos por membros de cada área, é uma boa prática para gerar ideias que tornem o planejamento estratégico eficaz. Pode-se, por exemplo, unir dois grupos – TI e Administração – para discutir necessidades e soluções mais adequadas.

Esse processo de estratégia deve começar de cima para baixo, ou seja, os membros de cargos mais altos e influentes devem iniciá-lo. É como centralizar as demandas mais abrangentes, e, conforme o planejamento passe pelos demais níveis hierárquicos – até mesmo os auxiliares –, uma verdadeira “cadeia de soluções” seja mapeada.

Feito isso, a Governança de TI se responsabilizará por levantar os requisitos e analisar a infraestrutura já existente, visando propor meios para que ela seja usada para atingir as metas – definidas em todo o planejamento estratégico em TI. A execução, por fim, será feita pela equipe especializada em cada setor.

E então, já tem uma boa noção de como iniciar o planejamento estratégico no departamento de TI da empresa? Deixe um comentário e tire suas dúvidas!

Junte-se a 7.100 leitores inteligentes e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso na gestão de tecnologia ( é grátis! )