Descubra agora o que é o quadrante mágico do Gartner

Tempo de leitura: 4 minutos

O relatório do Quadrante Mágico do Gartner é uma das leituras obrigatórias para quem trabalha com investimentos em TI. Ele permite a identificação, por parte dos gestores, de como as empresas do setor estão posicionadas em sua área de atuação, a sua visão e as perspectivas para os próximos anos de uma forma simples e ágil. Assim, a companhia pode planejar investimentos de maior qualidade e livres de riscos.

Quer saber mais sobre o relatório do Quadrante Mágico do Gartner e como ele é composto? Então veja o nosso post de hoje!

O que é o relatório do Quadrante Mágico do Gartner?

O relatório do Quadrante Mágico do Gartner é um documento publicado anualmente pela empresa de consultoria Gartner Group, relacionando as principais empresas de tecnologia com a sua posição na sua área de atuação.

Assim, a organização que pretende investir em TI pode compreender melhor o posicionamento de uma marca dentro da sua área de atuação e tomar decisões com melhor embasamento. O Quadrante Mágico do Gartner é composto por algumas categorias. A seguir, confira quais são elas!

Líderes

São as empresas com o nível mais avançado de desenvolvimento tecnológico. Elas normalmente encontram-se na ponta do mercado, com maior capacidade de implementar novidades, aplicações mais definidas e um conjunto de serviços bem estabelecido. Além disso, elas também costumam ditar as regras de um segmento e apresentar as novidades para os próximos anos.

Acompanhe gráfico do Quadrante Mágico do Gartner 2018 para soluções de segurança de Endpoint

Quadrante Mágico do Gartner 2018 para soluções de segurança de Endpoint
Quadrante Mágico do Gartner 2018 para soluções de segurança de Endpoint

Desafiadores

Os desafiadores são os negócios que estão logo atrás dos líderes. Essas companhias já têm capacidade de produção plena, mas ainda não conseguiram atingir uma grande parcela do mercado. Em geral, são empresas novas e que estão crescendo rapidamente.

Visionários

As empresas visionárias são aquelas que, de acordo com o Gartner Group, têm uma boa capacidade de investir em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. Porém, apesar de serem capazes de apresentar produtos disruptivos, ainda não conseguem executar o que prometem, seja por falta de recursos financeiros, seja por ausência de mão de obra.

Concorrentes de nicho

Os concorrentes de nicho são os negócios que focam em apenas algumas características do mercado. Nesse caso, essas companhias não dispõem de um portfólio de serviços muito abrangente, direcionando as suas atividades apenas para uma ferramenta.

O que o relatório do Quadrante Mágico do Gartner significa para o negócio?

O relatório do Quadrante Mágico do Gartner desempenha um papel-chave na realização de investimentos. Com ele, a empresa pode identificar facilmente quais são os negócios que atendem às suas necessidades. Assim, riscos são evitados e o retorno obtido sobre cada ferramenta adquirida torna-se muito maior.

O ideal é que o gestor busque sempre pelo relatório mais recente da Gartner. Lembre-se de que o mercado de tecnologia muda rapidamente e, nesse cenário, uma companhia que é considerada visionária pode mudar a sua posição em poucos meses.

Além disso, sempre avalie as suas necessidades, dando mais eficácia na hora de definir qual será o quadrante que atende aos objetivos do negócio.

Como melhorar a rotina de investimentos e colocar a tecnologia em um lugar estratégico?

A tecnologia já tem um papel-chave para qualquer empresa. Ela torna rotinas mais flexíveis, evita perdas de produtividade e cria mais mobilidade para profissionais. Assim, investir em TI tornou-se crucial para criar oportunidades de negócios.

Com o Quadrante Mágico do Gartner, o negócio tem mais capacidade para avaliar o posicionamento de cada prestador de serviços e criador de novas tecnologias no seu mercado de atuação. Dessa forma, ao investir em TI, o gestor evita riscos e garante um retorno financeiro maior para o empreendimento como um todo.

A Introduce trabalha com tecnologias que são líderes no Gartner. Quer conhecer algumas ferramentas alinhadas ao Quadrante Mágico do Gartner? Então agende um contato conosco.