Saiba as 5 maiores tendências para CIOs e TI em 2018

Tempo de leitura: 3 minutos

Para ser um bom profissional de TI, ficar por dentro das tendências para CIOs e TI em 2018 é um ponto-chave. As novidades do mercado para o próximo ano prometem mudar a forma como lidamos com tecnologia, reduzindo custos, criando uma rotina de trabalho mais ágil, conectada e inteligente. Portanto, conhecer o que há de melhor auxiliará o gestor a realizar investimentos inteligentes e com capacidade de revolucionar a maneira como fazemos negócios.

Quer saber mais? Então confira cinco tendências para CIOs e TI em 2018!

1 – Inteligência artificial

A inteligência artificial já faz parte de muitas aplicações, tornando ambientes computacionais mais inteligentes e automatizados. Nesse cenário, os próximos anos prometem a chegada dessa tecnologia em mais ambientes, aumentando a capacidade de profissionais atuarem de maneira estratégica e otimizando as nossas relações com a tecnologia.

Para empresas, essa tendência representa uma nova oportunidade de criar serviços mais inteligentes. Investindo em ferramentas e processos que fazem uso de mecanismos de IA, o gestor conseguirá otimizar a sua rotina de trabalho com maior precisão, diminuir custos, aumentar a sua produtividade e, assim, criar uma experiência do consumidor de maior qualidade.

2 – Objetos inteligentes

No próximo ano, os dispositivos da Internet das Coisas devem ficar ainda mais inteligentes. Eles irão além da simples execução de atividades e da coleta e troca de informações em tempo real. Com o apoio da inteligência artificial, tais ferramentas conseguirão melhorar as rotinas corporativas e aprender continuamente a se otimizar.

Esse é o caso, por exemplo, dos veículos autônomos. Nas empresas de logística, automóveis que não precisam de um motorista ou que possuem funções para tornar a direção mais segura e confiável serão responsáveis por um grande ganho de produtividade sem que ocorra aumento no uso de recursos operacionais.

3 – Digital twins

O investimento nos digital twins também é uma das tendências para CIOs e TI em 2018 que merece a atenção de gestores. Interligando dispositivos reais com as suas cópias digitais, a empresa pode melhorar a sua capacidade de coleta de dados estratégicos, otimizar as suas políticas operacionais e, assim, criar um ambiente de trabalho de alta performance.

E junto a sistemas de inteligência artificial, analistas terão uma visão abrangente sobre como cada parte da cadeia operacional funciona. Dessa forma, o impacto de mudanças será mais previsível, evitando prejuízos a médio e longo prazo.

4 – Aplicativos inteligentes

A experiência do usuário sempre foi um fator relacionado diretamente com a fidelização de pessoas a um sistema digital. E por meio dos aplicativos inteligentes, criar uma base de usuários fiel a um software será algo muito mais simples.

Com mecanismos de aprendizado de máquina, esses apps conseguirão aprender com o usuário a exibir conteúdos de forma dinâmica e inteligente. Além disso, a automação de tarefas será mais fácil: conhecendo como uma pessoa utiliza o seu aplicativo, o próprio software poderá sugerir funcionalidades que se adaptam às necessidades de cada pessoa. Um aplicativo de e-mail, por exemplo, indicará respostas rápidas a uma mensagem, maximizando a produtividade de seus usuários.

5 – Blockchain

Criado com o Bitcoin, o Blockchain (ou cadeia de blocos, em uma tradução livre) funciona como um “livro razão” da criptomoeda, armazenando todas as transações realizadas na sua rede. No ambiente corporativo, essa tecnologia poderá ser utilizada para evitar fraudes, tornar o armazenamento de dados mais eficaz e robusto. Assim, companhias conseguem otimizar as suas políticas de governança de dados e gerar mais competitividade para os seus negócios.

Em qual dessas tendências você está de olho? Compartilhe o post no Facebook com a sua resposta!