Saiba como fazer orçamento de TI

Tempo de leitura: 3 minutos

Saiba como fazer orçamento de TI

hoje ensinaremos como fazer orçamento de TI

O que você considera fundamental quando se trata de adquirir equipamentos para o setor de TI? Como em todas as outras áreas de uma empresa, é bem conveniente fazer um orçamento, definindo produtos e preços. Deve-se fazer um planejamento para que o orçamento seja bem efetuado.

Neste post,Saiba como fazer orçamento de TI. Leia e tire suas dúvidas!

O levantamento dos dados é o ponto de partida

Antes de iniciar o planejamento, você e sua equipe devem fazer um levantamento detalhado de todas as necessidades da empresa.

Considere, por exemplo:

  • quais são as principais dificuldades;
  • que ferramentas podem ajudar;
  • os equipamentos de TI que podem ser aperfeiçoados ou, por outro lado, são pouco usados.

O planejamento é fundamental para o orçamento de TI

Com o levantamento em mãos, cabe organizar os profissionais para a realização das tarefas.

Considere, entre outras coisas: a quantidade de especialistas que serão movimentados; o tempo total para efetuar o processo; os prazos para a entrega dos trabalhos; de que forma se dará a aquisição de hardwares e softwares e como serão as formas e os prazos de pagamento.

A execução é a hora de iniciar as atividades

A outra etapa do orçamento de TI é o momento do trabalho propriamente dito.

Considere se os investimentos foram efetuados conforme as necessidades. Faça relatórios de acompanhamento e certifique-se de que os recursos estão disponíveis para que os profissionais executem suas tarefas.

O controle permite avaliar o desempenho

É necessário manter controle para ter certeza de que o cronograma está efetivamente sendo cumprido. O planejamento do orçamento de TI precisa ser respeitado para que as coisas deem certo.

Talvez, seja necessário realizar novas aquisições, adquirir outras ferramentas. Caso isso seja realmente indispensável, deve ser feito o quanto antes para não atrasar as operações.

O gestor de TI deve acompanhar da melhor forma possível todo o processo, mantendo um nível de comunicação eficiente com sua equipe.

No final do projeto, você deverá avaliar se tudo se desenvolveu de acordo com as expectativas da empresa. Se houve conflitos e falhas, eles devem ser superados.

Os cuidados no planejamento

Para que tudo corra bem na realização do seu orçamento de TI e as expectativas não sejam frustradas, nem sejam necessários retrabalhos, o planejamento deve fazer projeções e gerenciar riscos.

Esse planejamento deve considerar, inclusive, as necessidades da empresa a longo prazo. Não se esqueça de desenvolver meios para readequar sistemas e realizar atualizações que acompanhem a evolução tecnológica.

O orçamento de TI precisa considerar, ainda, pontos como: custos de substituição dos sistemas; manutenções do dia a dia; licenças de hardwares e de softwares; falhas dos sistemas.

Um bom check-list para servir de roteiro na hora de fazer o orçamento de TI

Finalmente, vamos deixar um check-list considerando cada categoria dentro da TI.

  • Manutenção e Suporte: salários e benefícios envolvidos nos pagamentos; gastos com consultoria; custos com suporte (hardwares e softwares); rede de dados (conexões WAN, despesas de VPN, links ISP, etc.); gastos com terceiros (filtragem de SPAM, aplicação de patches).
  • Ferramentas: laptops; servidores; firewalls; cabeamento; switches; licenças; garantias e outras (computadores e laptops devem ser trocados a cada 3 anos enquanto servidores devem ser substituídos de 5 em 5 anos).
  • Softwares: de servidor; para desktop/laptop; de backup; licenças; renovações; anti-SPAM; antivírus e outros.
  • Tecnologia cloud computing (nuvem pública, privada ou híbrida): hospedagem; ferramentas; softwares; backup; licenças e outras coisas.
  • Projetos (previsão dos investimentos futuros em TI): planejamento de projetos; desenvolvimento dos projetos; novos equipamentos.

Como você costuma fazer o orçamento de TI? Segue os passos acima? Faça seu comentário! Dê sua sugestão e enriqueça o post!