Transformação digital: o que é, como funciona e mais!

Tempo de leitura: 4 minutos

Uma grande revolução na dinâmica interna das empresas vem ocorrendo, e ela nasce da área de TI. Estamos falando da transformação digital, que surge como algo bem maior do que uma simples inovação na maneira como as empresas atuam.

Entender esse conceito é fundamental para profissionais de qualquer área, principalmente os que lidam com processos de gestão. Por isso, mostraremos aqui tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!

O conceito de transformação digital

A evolução tecnológica, da qual as empresas se aproveitam constantemente, chegou a um patamar de modificar diretamente sua dinâmica interna de funcionamento. Assim, podemos definir o conceito de transformação digital como uma prática de uso da tecnologia para melhorar desempenho, buscar mais alcance da marca e, de forma geral, conseguir melhores resultados.

É algo que muda totalmente a forma como encaramos o mercado. Todas as empresas precisam estar de olhos abertos para essa mudança. Caso contrário, em pouco tempo, terão um modelo de funcionamento obsoleto e pouco competitivo.

Não estamos falando apenas de automatização de processos ou adoção de smartphones no dia a dia. Trata-se de uma verdadeira mudança no modelo mental da empresa, assim como de seus conceitos organizacionais.

A palavra digital tem peso importante quanto a isso. A digitalização de determinados processos acelera o ritmo da empresa em diversas questões. É possível citar, por exemplo, a otimização do marketing e do contato com os clientes, a agilização do trabalho coletivo interno, a redução de custos com processos burocráticos, etc.

A essência da transformação digital

Para entender de forma mais clara o conceito, é interessante olharmos para seu surgimento. A essência da transformação digital parte da ideia de digitalizar processos que, anteriormente, eram dependentes de ferramentas materiais.

O smartphone é um bom exemplo. Pense no nível de otimização que ele traz para diversas tarefas de nosso dia a dia por meio da conexão com a internet e suas capacidades de processamento e armazenamento. A maioria de nossas atividades bancárias pode ser resolvida pelo smartphone, sem ir até a agência ou armazenar fisicamente documentos impressos.

A essência está na digitalização como forma de reduzir custos e, com isso, tornar as empresas mais disruptivas. Isso significa, em outras palavras, que, em vez de basicamente seguir caminhos traçados para ter um bom desempenho, a empresa possa traçar o próprio caminho de acordo com sua cultura organizacional, seus valores e objetivos.

O impacto na sociedade

Alguns mitos são muito perigosos e precisam ser deixados de lado. Por exemplo, o de que esse assunto é só para empresas de tecnologia. Podemos ver, no dia a dia, a grande transformação que os smartphones e a internet trouxeram para nossas vidas. Isso não se resumiu a tarefas domésticas ou ao trabalho — a própria forma como nos relacionamos com a informação foi modificada.

Por isso, é importante entender que todas as empresas, de todos os setores, são e serão cada vez mais influenciadas pelo mundo digital, o que transformará a maneira como elas interagem com o mundo. Nesse contexto, se a maioria das relações entre empresas e clientes já é realizada de forma digital, é preciso fazer com que esse meio gere valor para sua companhia.

É um verdadeiro desafio encontrar um modelo que corresponda à identidade de uma empresa. Porém, existem 3 pilares que devem servir de guia para esse processo. O primeiro é o foco na experiência do cliente, que está ligado às ações de marketing, o monitoramento das redes sociais, a simplificação dos processos de venda, uso de big data, etc.

Em seguida, a otimização dos processos. Melhorar a comunicação, integrar equipes e basear as decisões em dados são alguns exemplos a se ter em mente. Por fim, o modelo de negócio diz respeito à ampliação de produtos e serviços, a transição para o digital, etc.

Tendo esses 3 pilares como referência, é possível começar a pensar na transformação digital como um processo real e possível para sua empresa. Faça uma avaliação sobre as relações entre seu negócio e a tecnologia para identificar a melhor forma de começar. Não fique para trás nessa!

Quer saber mais sobre como fazer a transformação digital de sua companhia? Então inscreva-se em nossa newsletter e receba mais conteúdos sobre o tema!