4 segredos para aperfeiçoar a produtividade da equipe de TI

Tempo de leitura: 3 minutos

A alta produtividade de uma equipe de TI de uma empresa é um fator crucial para que o setor consiga atender às demandas dos usuários, solucionar chamados com agilidade e eliminar problemas antes que eles causem um grande impacto na rotina do negócio. Para que os gestores consigam estimular um fluxo de trabalho mais eficiente, várias técnicas podem ser adotadas.

Quer conhecer as principais? Então leia o nosso post de hoje e conheça quatro segredos que vão te ajudar a aumentar a produtividade da equipe de TI!

1. Defina metas

As métricas (ou KPIs) fazem parte do dia a dia de vários profissionais. Com elas, a empresa pode avaliar a performance de sistemas, identificar pontos que necessitam de melhoria e rastrear falhas operacionais com agilidade. Nesse sentido, aplicadas à rotina da equipe de TI, elas podem agilizar processos e reduzir o tempo necessário para profissionais executarem as suas atividades tradicionais.

Um bom KPI deve ser planejado de acordo com a realidade do negócio. Caso ele seja muito acima da capacidade de trabalho da equipe de TI, os profissionais trabalharão sob constante pressão e o nível de estresse de todo o time aumentará. Por outro lado, a situação contrária impede a melhora das atividades da área em médio e longo prazo. 

Nesse sentido, é importante ter um bom Plano Diretor de TI que alinhe as estratégias da TI às estratégias do negócio como um todo. E monitorar frequentemente as métricas para entender se fazem sentido e como podem ser melhoradas. 

2. Distribua e acompanhe as atividades dos técnicos e analistas

A distribuição de tarefas, especialmente em projetos de TI, é crucial para garantir um fluxo de trabalho ágil e com baixo nível de interrupções. Portanto, o gestor de TI deve distribuir rotinas de acordo com as especializações de cada time.

Profissionais com grande conhecimento em segurança, por exemplo, devem lidar com políticas de privacidade, enquanto os que possuem um conhecimento abrangente em toda a infraestrutura de TI podem ser deslocados para as atividades de suporte. Além disso, com o auxílio de sistemas de gestão de tarefas, o gestor pode acompanhar com precisão o trabalho de outros profissionais e, assim, melhorar os níveis de produtividade do setor.

Outro sistema muito útil nessa área é o WorkForce Management (em tradução livre: gerenciamento de força de trabalho), que prevê a demanda de trabalho e realiza a alocação inteligente de recursos para atingir com qualidade as metas da organização, prezando também pelo bom clima organizacional.

3. Integre a equipe de TI

A integração de times de TI é fundamental para que os projetos sejam executados com agilidade e com poucos erros. Por meio de estratégias como o DevOps (Desenvolvedor de Operações), empresas pode tornar as suas atividades mais simples e reduzir o número de gargalos. Essa metodologia é baseada na filosofia Agile e defende que, com as ferramentas corretas, bons feedbacks e suporte aos profissionais, a empresa pode otimizar os fluxos de trabalho e aumentar a produtividade.

4. Invista em modelos de software na nuvem

A computação na nuvem se destaca entre as principais tendências de TI dos últimos anos. Por meio dela, empresas tornam o seu gasto com tecnologia mais preciso, aumentam a mobilidade dos profissionais e ampliam a escalabilidade da infraestrutura de TI do negócio.

No setor de TI, não é diferente. Com o auxílio da nuvem, times de desenvolvedores, por exemplo, podem criar uma estratégia com ferramentas integradas a ambientes de cloud. Já as rotinas de teste de código tornam-se mais precisas e ágeis com a possibilidade de virtualizar sistemas diretamente na nuvem. Assim, o tempo necessário para criar uma ferramenta reduz drasticamente e com custos muito reduzidos.

Agora você já sabe como aperfeiçoar a produtividade da equipe de TI da sua empresa. Escolha as estratégias que mais se encaixam na rotina do seu negócio e ajude o seu time a integrar-se e a ter mais mobilidade. Sabia que existem apps que podem te auxiliar nisso? Para saber mais, basta clicar aqui e ler nosso post sobre o assunto!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.