Como planejar a Transformação Digital da sua empresa?

Tempo de leitura: 8 minutos

Entender a importância do mundo digital na era da informação é essencial, tanto para gestores quanto para profissionais de qualquer área, caso queiram fazer parte da revolução tecnológica em que vivemos atualmente. Um cenário em que tudo e todos estão cada vez mais conectados, sendo praticamente impossível ou inviável realizar alguma ação sem o uso da tecnologia.

É a partir disso que a transformação digital surge para mudar ainda mais a nossa realidade. Isso porque não se trata apenas da utilização de recursos tecnológicos para conquistar espaço no mercado, mas mudar nossa forma de viver e enxergar o mundo. Essa aplicabilidade vai além da tecnologia, pois uma cultura digital envolve também pessoas, valores e mindset de crescimento. 

Todas as empresas, independentemente do setor, serão cada vez mais influenciadas pela revolução digital e impulsionadas a adentrarem nesse novo mundo, pois todas as mudanças na tecnologia e na comunicação que acontecem fora da empresa influenciam o que está dentro dela.

Assim, se o objetivo é aumentar a vantagem competitiva no mercado, é preciso se apropriar dessas mudanças e fazer delas um instrumento para crescer e gerar valor.

Convidamos você a continuar a leitura do artigo, a seguir explicaremos a importância da transformação digital nas empresas e os passos a serem seguidos para implementá-la. 

Por que Transformação Digital?

Em termos simples, Transformação Digital tem a ver com digitalizar os processos e toda a gestão da empresa, adaptando toda a sua estrutura e modo de ser ao ambiente virtual. Quando uma empresa se moderniza, ela trabalha para garantir:

  • Mais foco no cliente.
  • Agilidade e melhorias nas entregas.
  • Flexibilidade para se adaptar às mudanças.
  • Melhores estratégias de negócio.
  • Maior capacidade de se reinventar e de se melhorar.
  • Aumento da competitividade e produtividade.
  • Melhorias e maior controle nos processos.
  • Redução de custos.

Um estudo divulgado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) constatou que empresas que possuem maturidade digital, ou seja, sabem como se portar na era da informação, são 23% mais lucrativas que as demais.

Para além do ganho financeiro, isso é resultado de ações que visam maior engajamento na sociedade em todos os aspectos, facilitar e melhorar a vida das pessoas, diminuir cada vez mais as barreiras entre elas, inovar, democratizar o acesso à informação, fazer parte de um mundo cada vez mais conectado e contribuir com sua evolução sustentável. Isso é gerar valor.

Apesar de não ser apenas sobre tecnologia, é a partir dela que tudo acontece. É o que possibilita todas essas mudanças. As inovações tecnológicas aplicadas a essas melhorias incluem a utilização de computação em nuvem, DevOps, metodologias ágeis, dispositivos de IoT (Internet das Coisas), Business Inteligence e Analytics, Machine Learning, Automatização de Processos e entre outros. 

Planejando e executando a transformação digital da sua empresa

Antes de implementar qualquer modelo às estratégias de negócio da organização, é preciso considerar a cultura organizacional e aderir às ações que se adequam a ela. Não é uma tarefa fácil, porém um processo inovador que tem como base ferramentas e estratégias tecnológicas, como o uso de Big Data, decisões baseadas em dados e transição para o ambiente virtual. Assim, é necessário considerar os seguintes pilares dentro da sua empresa:  

  • Pessoas 
  • Processos
  • Tecnologia
  • Inovação
  • Geração de valor
  • Sustentabilidade
  • Clientes

A partir desses pilares, segue-se um passo a passo contendo as 7 diretrizes que norteiam o planejamento e execução da transformação digital no negócio.

1. Identifique e defina bem os objetivos

Antes de realizar qualquer ação estratégica, a organização precisa saber o que pretende fazer e onde pretende chegar. É preciso definir o que será feito e quais as etapas a serem seguidas para atingir os objetivos.

Essa etapa é muito importante, pois serve de norte para as demais. É na definição dos objetivos que se pensa em formas de melhorar a experiência do cliente, adotar novos processos e tecnologias, adaptar-se às mudanças e se envolver na transformação.

2. Foque na necessidade e experiência do cliente

Busque se apropriar dos recursos digitais e aproveitá-los da melhor forma para aumentar o valor do cliente. Pense em formas de simplificar a vida dele por meio de processos otimizados e automatizados. Pense no cliente como um ser humano, com necessidades humanas que precisam e querem ser atendidas.

Se o seu cliente precisa preencher diversos formulários ou seguir vários processos burocráticos para ter uma necessidade atendida, isso provavelmente não vai cultivar a relação entre vocês. Lembre-se que a experiência do cliente envolve o antes, o durante e o depois de seu contato com ele.

3. Simplifique e adapte processos

Implemente processos simples e fáceis de serem modificados, pois é assim que o mundo funciona. Aquele velho “Sempre deu certo assim” não é coerente com a mentalidade de mudança para o crescimento. A adoção de novos processos pode ser crucial para o sucesso da organização. Entenda que tudo que é bom pode ficar ainda melhor. 

4. Escolha uma tecnologia boa e adaptável a realidade da organização

Não adianta deter da tecnologia mais avançada se ela não se encaixa na estrutura e cultura da organização. Por isso, é importante escolher uma tecnologia adequada aos processos que estão sendo otimizados e sirva de apoio para atingir os objetivos e metas. Pense em tecnologias que sejam capazes de otimizar e automatizar processos, tanto para a empresa quanto para o cliente e favoreça uma transformação digital dentro da realidade organizacional.

5. Lembre-se que as pessoas são o centro da transformação

As pessoas são os responsáveis pelo sucesso da organização. São elas que operam os instrumentos tecnológicos e detém de habilidades técnicas e estratégicas. Considere o aspecto humano da sua equipe, incentive a dedicação, potencialize suas habilidades e desperte características humanas de inspiração.

O cliente também é uma peça central nesse aspecto, pois, diferentemente de algum tempo atrás, ele mantém uma relação ativa e de interação com a empresa, influenciando diretamente no posicionamento do negócio. Cada cliente é um ser humano único, que deseja ter uma experiência personalizada, única e humana.

6. Inove

Acompanhe as principais tendências da era da informação. Observe o que pode ser reinventando nos processos e estratégias da empresa. É preciso refletir constantemente sobre a capacidade de a organização se posicionar frente às mudanças.

Identifique se há entraves no modelo de funcionamento da empresa e se há uma necessidade de reestruturação na cadeia de decisões.

Além disso, adote práticas que diferencie a organização das demais. Isso começa desde processos internos à apresentação do produto, relação com o cliente e ao tipo de valor que que está sendo entregue.

7. Seja consciente

Evoluir com o mundo também significa cuidar dele, ser sustentável. Se isso antes era visto como uma inovação, hoje é uma obrigação das empresas e essencial para a sobrevivência sua sobrevivência. A transformação digital também gera impactos ambientais, o que exige de nós uma nova forma de pensar e de se relacionar com o meio ambiente.

O pensamento de coletividade e de integração ao todo do planeta deve fazer parte da cultura organizacional. O lucro não deve ser o objetivo de maior de nenhuma iniciativa sustentável. Para o sociólogo britânico John Elkington, a base para qualquer empresa obter sucesso é a observação do Triple Bottom Line, ou Tripé da Sustentabilidade: pessoas, planeta e economia.

8. Implemente seu plano

Após todas as etapas de planejamento e preparação, o próximo passo é transformar o que está no papel em ações. Vá com calma e siga um passo de cada vez. Foque em um trabalho de maior flexibilidade frente às mudanças e a variação temporal de cada estágio.

Fragmente o plano em partes menores e executáveis, em que seja possível implementar melhorias contínuas e práticas otimizadas. Ao final de cada projeto, apresente os feedbacks e indique as mudanças para o próximo ciclo.

Uma visão do futuro

A transformação digital é um processo pelo qual todas as empresas, independentemente do setor, estão passando ou irão passar. Não se trata de uma corrida, mas de um teste de maestria frente às mudanças. Quem possui essa maturidade digital se destaca no mercado.

Por isso, se você deseja ter uma visão em direção ao futuro, não perca tempo e comece agora mesmo avaliando as relações entre seus negócios e a tecnologia. Transforme-se e trace sua rota rumo ao sucesso, pois quem opta por ficar fora dessa revolução, tende a estagnar e, consequentemente padecer no mercado.

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