Por que o DLP do Google G Suite é importante?

Tempo de leitura: 3 minutos

Hoje falaremos sobre DLP. O e-mail é a principal forma de comunicação de sua empresa com seus clientes, fornecedores e áreas de negócio. De fato, em 2016 mais de 200 bilhões de e-mails foram enviados e recebidos a cada dia em todo o mundo, fantástico não é?

E as empresas são responsáveis por depositarem muitos dados confidenciais, que incluem dados proprietários (por exemplo, dados de exclusividade e propriedade intelectual) e de terceiros (por exemplo, informações pessoais de identificação do cliente).

O custo de um vazamentos de dados pode ser grande, na forma de perda de propriedade intelectual e disseminação crítica de informações de negócio.
Curiosamente, uma grande porcentagem dos vazamentos de dados acontecem acidentalmente.

Por exemplo, alguém responde um e-mail a todos quando quer enviar uma mensagem privada, escolhe um cliente em vez de um colega da equipe que tem um nome semelhante, ou não percebe como certos dados são extremamente confidenciais.
Quando esses erros acontecem, o DLP do Google G Suite ajuda os clientes a evitar a perda de dados, transtornos e impactos a nível de negócios.

DLP

 

Como funciona o DLP do Google G Suite?

As empresas podem ter diversas políticas de segurança da informação para gerenciar melhor os dados da empresa e de seus clientes.

A camada extra de controle sobre o Google G Suite, G Control, tem as funcionalidades de: 

– Bloqueio para Gmail pessoal;
– Gerenciamento downloads, exclusões e compartilhamentos de arquivos;
– Monitoramento e leitura de Email e Drive;

Te darei aqui um exemplo prático: ter uma política onde o departamento de vendas não deve compartilhar informações de cartões de crédito de clientes com fornecedores.
E para manter as informações seguras, sua empresa pode configurar facilmente uma política de DLP (Data Loss Prevention – Prevenção de perda de dados) selecionando e especificando a informação como ”Números de cartões de crédito” em uma biblioteca de detectores de conteúdo predefinidos do Google.

A ferramenta de DLP do Google G Suite verificará automaticamente todos os e-mails enviados do departamento de vendas e tomará medidas com base no que você configurou e especificou, fazendo um filtro e revisão, antes do envio dos e-mails, e informando aos usuários que modifiquem as informações contidas na mensagem.

Caso contrário o Google G Suite irá realizar o bloqueio do envio da mensagem e irá notificar o remetente. Essas verificações se aplicam ao texto contido no e-mail, ao conteúdo que está contido nos anexos como documentos, apresentações e planilhas.
Você também pode criar regras personalizadas com palavras-chave e expressões regulares para aumentar a segurança das informações que são enviadas através do Google G Suite.

DLP

Ou seja, com essa política ativada, o Gmail verifica automaticamente todos os e-mails de saída e identifica informações confidenciais para e tomar providências imediatas e evitar o vazamento de dados. Além do anteriormente citado bloqueio de envio, o e-mail pode ser colocado em quarentena para análise, os usuários podem ser solicitados a modificar informações. 

Informações complementares de segurança do Google G Suite

Para tornar a segurança mais fácil para todos, expandimos nosso conjunto de ferramentas de segurança:

Para verificar, validar e garantir a importância com a privacidade de suas informações, destacamos que a Google foi a primeira provedora de serviços em nuvem a convidar um auditor independente para mostrar que as suas práticas de privacidade para o Google G Suite e o Google G Suite for Education atendem à mais recente política de privacidade, chamada ISO / IEC 27018: 2014 e seguem seus padrões de segurança.

Esta foi a forma que a Google encontrou para confirmar, por exemplo, que não utiliza das informações de seus clientes para publicidade ou qualquer outro meio ilegal.

 

E aí? Sua solução de comunicação já possui um DLP efetivo? Quer conhecer mais novidades sobre o G Suite? Converse agora com a gente.