Google Tag Manager (GTM): descubra como melhorar a produtividade e ganhar autonomia no marketing

Tempo de leitura: 4 minutos

O universo digital trouxe consigo diversas estratégias e conceitos que revolucionaram a vida de quem trabalha com a internet, e o GTM é um deles. 

O Google Tag Manager ainda é pouco conhecido por algumas pessoas, o que as fazem gastar rios de dinheiro com profissionais de TI sem saber que uma simples plataforma pode realizar todo o processo para ela de maneira gratuita. 

Sendo assim, vamos abordar hoje, o conceito e as funções do GTM juntamente com os seus benefícios e dicas de como usá-lo sozinho ou através de ferramentas de auxílio. 

O que é o GTM e para o que ele serve? 

O Google Tag Manager ou o Gerenciador de Tags do Google é uma plataforma gratuita que permite que você inclua tags e scripts que acompanhem as ações e movimentos dos internautas dentro do site da sua marca. 

Dentro do marketing digital, é indispensável o acompanhamento de métricas e resultados para ver o que está dando certo ou não para a empresa, e o GTM permite que você acompanhe tudo isso em tempo real. 

Por meio de códigos cadastrados na plataforma, o seu time de marketing consegue ter acesso a todos os passos que os clientes estão dando dentro do site da empresa, com o intuito de verificar o que podem fazer para levá-los a comprar o produto ou serviço. 

Como usar o GTM? 

Essa é uma dúvida muito recorrente quando as pessoas conhecem o GTM e passam a ter vontade de usá-lo dentro do seu negócio. 

Mesmo que no começo pareça difícil, assim como traçar estratégias para o Instagram Ads, tudo pode ficar mais simples com algumas dicas. 

  1. Realize o seu cadastro na plataforma 

O primeiro passo é entrar na plataforma do GTM por meio do próprio Google, com isso você deve criar uma conta com e-mail e senha para começar a ter acesso às ferramentas da plataforma. 

Se você ou a sua empresa já possui uma conta Gmail, ela também pode ser usada na hora de realizar este cadastro.

  1. Crie o seu container  

Um container dentro do GTM nada mais é do que um espaço no qual será criado o código da sua Tag Manager, ou seja, o código que permitirá que a sua equipe acompanhe todos os movimentos dentro do site da sua marca. 

Não esqueça de identificar cada container com o nome de uma página específica, por exemplo: Página de vendas do curso sobre como anunciar no Google Ads ou Página de cadastro de e-mail para newsletter

Dessa maneira, fica ainda mais fácil localizar cada código e acompanhá-lo em tempo real junto a sua equipe. 

  1. Instale o código nas páginas que desejar

Por último, você deve instalar o código que foi criado pelo GTM nas páginas que você deseja acompanhar os movimentos e métricas. 

Esse pode ser o único momento no qual você precise de ajuda caso não entenda muito sobre o assunto, mas ainda assim não é uma missão impossível. 

GTM  e Google Analytics 

O Google Tag Manager e o Google Analytics também se unem dentro da plataforma do GTM, isso porque ambos possuem uma mesma função, analisar métricas e resultados em tempo real. 

Na própria plataforma do GTM você consegue inserir a sua conta do Google Analytics e acompanhar ambos os resultados de dados e métricas dentro da sua empresa. 

São plataformas diferentes, mas que conseguem se unir para trazer mais praticidade e dados concretos para ajudar você, sua empresa e sua equipe. 

Qual a importância do GTM? 

O Google Tag Manager tem se tornado tão importante dentro das empresas assim como é aprender sobre como funciona o Facebook Ads, isso porque ele traz benefícios nunca imaginados por colaboradores de um time de marketing. 

Se você é um profissional de marketing, sabe muito bem que acompanhar métricas e resultados é extremamente importante para garantir o sucesso de uma marca e alavancar seus números. 

O GTM possibilita justamente isso, o acompanhamento em tempo real, o que é ainda melhor, de tudo o que acontece dentro do site da marca. 

Dessa maneira, nada escapa das mãos dos profissionais que cuidam dessa área e novas estratégias conseguem ser traçadas.

Benefícios o GTM 

Como mencionamos anteriormente, um dos motivos pelos quais o Google Tag Manager tem se tornado tão essencial, são os seus diversos benefícios. E entre eles, se destacam:

  • Aumento da produtividade;
  • Acompanhamento de métricas;
  • Automação de marketing;
  • Otimização de tempo e processos;
  • Redução de custos;
  • Praticidade na elaboração de novas estratégias.  

Considerações finais

Portanto, assim como toda e qualquer outra estratégia dentro do marketing digital, o Google Tag Manager veio para melhorar ainda mais a rotina daqueles que se dedicam para melhorar os processos e resultados de uma empresa. 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.