O que é a era da experiência? Descubra mais na Talk Introduce #22

Tempo de leitura: 3 minutos

O novo normal tem provocado adaptações e, por vezes, aceleração em mudanças dos negócios para atender o, também novo, consumidor. Seja por adoção de novas tecnologias, modificação nos processos de negócio ou ainda adaptação da cultura operacional, com foco no protagonismo das pessoas.
A Introduce também está nessa jornada. Nossa busca em responder como inovar e atender a Transformação Digital para preparar os negócios para essa nova fase é incessante. Por isso, para a 22ª Talk Introduce traremos Pedro Bocchese, professor e diretor da Núcleo Sistemas com o tema: “Como Realidade Virtual e Realidade Aumentada podem auxiliar os negócios”

Acompanhe também a Talk Introduce #21 sobre Segurança da Informação com ênfase na LGPD

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Principais Insights

Antes de falar sobre tecnologia, falaremos sobre experiência – Esdras

Hoje, mais do que nunca, criar experiência para nossos clientes, colaboradores, para todos os níveis e pessoas que queremos chegar, precisamos entregar algo diferente e a experiência é uma relação onde a pessoa vai vivenciar isso. – Pedro Bocchese

Economia da Experiência – Case Starbucks

Nós precisamos fazer uma entrega. […] entregar algo que vai mobilizar algum sentimento daquele cliente, daquele colaborador, daquele usuário e podemos estar falando de diversos fins. – Pedro Bocchese

Precisamos nos preocupar em construir projetos que tenham uma razão de ser, não fazer um projeto por fazer. – Pedro Bocchese

O que queremos mobilizar naquele cliente? – Pedro Bocchese

Segundo o Gartner, a Realidade Aumentada (RA) e a Realidade Virtual (RV) têm o potencial de alterar a experiência do cliente. […] Até 2020, 100 milhões de consumidores farão compras em RA online e na loja física. – Pedro Bocchese

Experiência imersiva: uso de Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Realidade Mista e conteúdo visual 360º para o desenvolvimento de plataformas interativas multissensoriais. – Pedro Bocchese

70% das empresas devem implementar tecnologias imersivas para o mercado consumidor e corporativo até 2022. – Pedro Bocchese

52 % dos consumidores estariam dispostos a pagar por experiências imersivas em seus lares- Pedro Bocchese

Realidade Aumentada: utiliza objetos não reais que podem ser imagens ou 3D. Acontece no local físico e, através de dispositivos como smartphones, imagens virtuais são projetadas naquele espaço. Ex: Pokémon Go – Pedro Bocchese

Realidade Virtual: coisas acontecem dentro de um ambiente virtual e não em um ambiente físico. Envolve uso de dispositivos que tirem o usuário do ambiente real. Ex: óculos de RV. – Pedro Bocchese

O papel da tecnologia é trazer insights, facilitar o entendimento das oportunidades que a tecnologia, o processo e as pessoas relacionadas nisso vão ter para podermos criar bons projetos para a empresa. – Esdras Moreira

O ponto principal na construção de projetos de realidade virtual é que toda a interação que ele realiza deve ser catalogada, coletada. – Pedro Bocchese

A tecnologia é um instrumento que vai dar um aparato para nós conseguirmos desenvolver algo que atenda um negócio. – Pedro Bocchese

Onde aplicar a RV

  • Instruções de trabalho
  • Segurança e análise de riscos
  • Apresentação de produtos
  • Ações de marketing
  • Apresentação de setores e empresas
  • Aulas e vídeos informativos
  • Treinamentos
  • Simuladores de ambientes
  • Conscientização ambiental

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