Qual a importância do monitoramento de rede?

Tempo de leitura: 3 minutos

Softwares de última geração e profissionais altamente experientes não são garantia de sistemas imunes a erros. Só essa situação já é suficiente para demonstrar que sistemas críticos devem ser observados e o monitoramento de rede é essencial para que seus serviços não sofram interrupção.

Com a alta complexidade que as redes corporativas apresentam hoje, é necessário realizar um acompanhamento proativo, visando a garantir a manutenção do acesso. Afinal, momentos offline podem se converter em prejuízos, perda de produtividade e evasão de clientes. Siga conosco para entender melhor a importância do monitoramento de rede!

Monitoramento de rede

Podemos entender o monitoramento como o ato de observar o funcionamento de um sistema. Ou seja, é uma maneira de prevenir possíveis falhas ou verificar a existência de sinais que apontem para um mau funcionamento. Podemos realizar uma divisão em dois tipos de monitoramento:

  • proativo: no qual se observa o sistema com a ideia de antecipar possíveis problemas;
  • reativo: no qual se identifica anormalidades no sistema e busca-se soluções para questões que já estão ocorrendo.

Alguns dos sinais de comprometimento da rede que podem ser facilmente identificados são: dificuldade de acesso, lentidão, redução de desempenho de alguns sistemas e processos etc.

Ferramentas de monitoramento

Existem hoje no mercado inúmeras soluções como Zabixx, Opemon, Nagios, MRTG, Monsta, para auxiliar sua empresa na realização de um monitoramento de rede eficaz. Essas ferramentas são capazes de exibir gráficos com as metas de desempenho a serem observadas para o bom funcionamento da rede. Assim, a automação de tarefas de monitoramento facilita o trabalho da equipe de TI, que poderá concentrar esforços na busca por soluções para os gargalos existentes na rede.

Segurança

Outro item de grande importância ao se falar em monitoramento de rede é a segurança da informação. O ambiente de uma rede corporativa pode sofrer várias ameaças, as quais devem ser prioridade do time de TI na busca por manter seus serviços online.

Uma dessas ameaças são os dispositivos móveis não autorizados conectados junto à rede. De acordo com o Trusted Mobility Index (Índice de Mobilidade Confiável), levantamento realizado nos EUA, Japão, Reino Unido, China e Alemanha, 40% dos entrevistados utilizam dispositivos móveis pessoais conectados à rede corporativa sem autorização dos responsáveis.

Muitos gestores tendem a pensar que seus dados estão seguros com a adoção de um firewall e um antivírus, porém com a evolução dos hackers e técnicas de invasão, monitorar sua rede visando à segurança pode poupar muitos recursos.

Redução de custos

Um investimento em monitoramento de rede pode não apenas ser útil e entregar segurança para as suas informações como também contribui para a redução de custos. Ao observar todo o seu ambiente de rede, você terá indicadores confiáveis para tomar decisões acerca de trocas de aparelhos, aumento de recursos e expansões e outras questões que se façam necessárias. Além é claro, da produtividade que não será afetada devido à prevenção.

Com todas essas informações, esperamos que você possa ter entendido a importância do monitoramento de rede e por que você deve implantar em sua empresa o quanto antes.

Gostou do post? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e permita que seus amigos possam também compreender como o monitoramento de rede pode ajudá-los a melhorar os números de suas empresas!