Saiba como o CRM pode aumentar as vendas de sua empresa

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tecnologia é muito aplicada nas empresas a fim de otimizar a gestão, favorecer o ciclo operacional e de vendas, controlar os setores com mais integração e melhorar o fluxo de comunicação.

Você conhece o sistema automatizado de CRM online? Acompanhe essa leitura e saiba mais sobre uma das ferramentas mais usadas pelas empresas nos dias atuais e veja como aumentar as vendas de seu negócio utilizando a tecnologia que serve para melhorar o relacionamento com o cliente.

Entenda o que é um CRM

CRM equivale, em português, a Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente. Ele supre as necessidades de mercado de conhecer dados sobre as expectativas e anseios dos consumidores.

Coletando informações, o sistema permite aos gestores tomar decisões ao mesmo tempo em que consolidam o relacionamento com seus clientes, fidelizando-os e, assim, conseguindo aumentar as vendas.

Por que CRM online?

Porque é um sistema eficiente, prático e seguro, que pode ser acessado de qualquer dispositivo com internet, sem a necessidade de instalação e outros custos menores. O CRM na nuvem é a melhor opção para quem deseja otimizar suas vendas sem gastar muito.

A seguir, mostraremos dicas de como usar o CRM pode favorecer as vendas de uma empresa. Confira!

Analise os dados para melhor conhecer seus clientes

Para quem deseja aumentar as vendas, não é suficiente ter conhecimentos sobre o cliente de forma geral — é importante conhecê-lo de forma personalizada, já que podem ser muitos os consumidores que entram em uma loja, interessados em comprar produtos.

Com o CRM, o gestor poderá dividir todos os clientes em categorias específicas, como:

  • clientes mais assíduos em visitas;
  • clientes que mais compram;
  • clientes mais pontuais;
  • clientes que atrasam o pagamento;
  • clientes que adquirem uma variedade maior de mercadorias.

Você define os filtros. Os critérios podem ser muito diversificados, dependendo do perfil que você precisa analisar.

Treine sua equipe

Outra coisa importante a fazer é treinar a equipe para trabalhar com o novo sistema de CRM. Se não for assim, sozinho o CRM não irá muito longe. Os funcionários também precisam fazer sua parte para que a solução ofereça os resultados esperados, ou seja, ajude a aumentar as vendas de sua empresa.

Geralmente, o treinamento não é complicado e bons profissionais, aqueles que já estão habituados a mexer com as novas tecnologias, não encontrarão grandes dificuldades em aprender a usar o sistema de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente.

É importante que a equipe esteja aberta às inovações, pois se não demonstrarem interesse pela ferramenta, o desempenho e a produtividade não melhorarão. Por isso, antes de adotar novas soluções, o gestor deve preparar o espírito de seus colaboradores, sondar a reação e o comportamento deles diante da novidade e explicar as vantagens de usá-la.

Vale lembrar que muitas empresas que fabricam/vendem sistemas de CRM também disponibilizam o treinamento.

Centralize as informações

O CRM oferece esse importante benefício por meio de um sistema automatizado: a centralização das informações sobre os clientes em um banco de dados único, facilitando o acesso dos profissionais e a consulta.

Informações centralizadas garantem mais segurança para a empresa e para o próprio cliente, evitando que dados sigilosos venham a vazar e cair nas mãos de terceiros que poderão utilizá-los de má fé.

Com informações centralizadas a respeito do cliente, melhora também a integração entre os departamentos da empresa (vendas, financeiro, marketing), que poderão consultar, sempre que necessário, o banco de dados para desenvolver novas estratégias ou tomar medidas e ações úteis.

O sistema de CRM pode ainda ser integrado a outros sistemas, como ERP ou Business Intelligence, isso tornará seu processo ainda mais automatizado.

E falando em processos

Saber como você vende, e como seu processo funciona desde a prospecção até a assinatura do contrato e a entrega vai fazer toda diferença na implantação do seu sistema de CRM. Ter o processo definido externamente ao sistema, um workflow de como o seu processo avança a cada etapa é fundamental.

Faça com sua equipe um desenho do seu processo. Uma reunião de brainstorming é um bom começo!
Depois vai ser bem fácil levar para o sistema o seu processo e o engajamento da sua equipe será mais fácil.

Invista em boas campanhas de marketing

Quando o gestor tem dados importantes e confiáveis sobre seu cliente, pode investir com mais segurança em campanhas de marketing, especialmente online.

A equipe de marketing trabalhará com foco e metas bem direcionadas ao verdadeiro público, sem gastar recursos com consumidores que não estão interessados nos produtos, ou seja, aplicando dinheiro desnecessariamente, sem usufruir do retorno esperado.

E você, deseja aumentar as vendas de sua empresa com CRM na nuvem? Veja pelo menos 5 serviços essenciais que a tecnologia cloud computing pode oferecer à sua empresa!

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