Trabalho Remoto em 5 dicas práticas

Tempo de leitura: 4 minutos

No atual momento, muitas empresas têm tomado medidas preventivas incluindo trabalhar remotamente, de casa. Embora essa opção seja viável em virtude de toda a tecnologia que temos disponíveis – que não se concentra apenas na esfera corporativa, mas também pode e deve ser aplicada na área da saúde, indústria, eventos, etc. – estabelecer um escritório em casa requer preparo, pois trabalhar fora do ambiente corporativo envolve muito mais do que usar roupas confortáveis e estar conectado a uma rede WiFi. Também requer Cultura de Colaboração.

Há muito tempo falamos sobre a importância para a continuidade dos negócios de possuir estratégias de trabalho remoto priorizando as políticas de segurança, em especial em momentos de crise.
Para contribuir com essa aliança em prol da saúde, separamos 5 dicas práticas para estabelecer home office.

Consuma esse conteúdo no formato video ou no texto que segue:

1. Está tudo no ar, mesmo

Você pode acessar os arquivos e sistemas da empresa no ar! Quer dizer, na nuvem! Com as soluções de Drives de Equipe do G Suite e SharePoint do Office 365, os colaboradores podem acessar os arquivos e sistemas da empresa a partir de qualquer dispositivo permitido com segurança e, de bônus, em conformidade com as legislações de proteção de dados. 

2. Leve a central telefônica do escritório para casa 

No dia a dia do escritório, é inevitável a utilização de linhas telefônicas fixas para falar com clientes, fornecedores, ou mesmo com outras filiais da empresa. 

Com as soluções de VoIP, é possível montar toda a central telefônica na nuvem permitindo que os colaboradores utilizem-na a partir do computador, tablet ou smartphone desde que estejam conectados à uma rede wireless e logados no domínio da empresa. 

Na Introduce, utilizamos a solução VoIP que grava as ligações para viabilizar o trabalho home office. 

2. Fale com a equipe de onde estiver

A comunicação é imprescindível para o bom funcionamento de qualquer negócio. Pelo fato de que as pessoas estão privadas de realizar reuniões presenciais, a comunicação deve ser ainda mais assertiva e registrada. Os colaboradores podem se comunicar entre si por chats, vídeo chamadas, emails e mais dentro de domínios controlados através de soluções Hangouts Chat e Meet do Google G Suite e o Microsoft Teams do Office 365.

4. Esteja protegido contra qualquer vírus 

Não é só contra o COVID-19 que temos que nos proteger. Os hackers estão a todo o momento buscando na mobilização dos escritórios em casa uma brecha para espalhar vírus cibernéticos, tal como o Cryptolocke contaminar os arquivos e sistemas da empresa.

Por isso, é indispensável que os colaboradores possuam soluções Endpoint – especialmente se este for integrado ao Firewall da empresa, tal como nas soluções fornecidas pela Sophos VPN, DLP – disponível a partir da versão Business do Google G Suite –  e proteção para a rede wireless.

5. Controle acessos

É necessário que todos tenham acesso aos sistemas e arquivos da empresa, mas nem todos precisam ter acesso a TUDO. Além disso, é importante que os colaboradores estejam alinhados às políticas de segurança da empresa, para as quais o negócio pode contar com um parceiro especializado em sua elaboração.

 A Introduce é especialista em soluções de tecnologia voltadas para a segurança digital e atua há mais de 6 anos no mercado com a elaboração e implementação de políticas de segurança da informação.
Conte conosco para o crescimento dos negócios com segurança.

Ainda tem dúvidas sobre como montar um escritório em casa?
A gente mostra para você!

Home Office em 5 dicas de práticas corporativas. Assista o vídeo sobre Trabalho Remoto.

Para aprofundarmos nas discussões sobre o o Trabalho Remoto, ao longo dos primeiros dias de lockdown no Brasil, decidimos dar play a uma série: “Meu negócio está em casa. E agora?”, que tem entrado ao vivo todas terça e quinta-feira às 19h trazendo convidados para abordar as múltiplas áreas de atenção nesses dias de Home Office no que faz referência a adaptação e mudanças das empresas, pessoas e processos para lidar com essa #TransformaçãoAcelerada.

https://www.youtube.com/channel/UCh1YvScs__zuXRNTmtQer8w
Home Office em 5 dicas de práticas corporativas. Assista o vídeo sobre Trabalho Remoto.

Programe-se para estar conectado conosco a partir 19h em nossos canais no
YoutubeFacebook e Instagram e traga seus questionamentos, insights para colaborar com esse crescimento.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.