Tudo o que precisa saber sobre o Modern Work da Microsoft

Tempo de leitura: 6 minutos

Com mais de 115 milhões de usuários em suas soluções, a Microsoft, uma das gigantes da tecnologia atualmente, tem o propósito de proporcionar serviços de nuvem para capacitar humanos a fazer mais.

A Microsoft oferece em seu produto Microsoft365 (antes conhecido como Microsoft Office ou Office 365) ferramentas de produtividade para uso doméstico e corporativo que auxiliam na construção de uma rotina mais ágil e dinâmica, tal como a era digital exige.

Conhecida também pela Transformação Digital, a Microsoft traz uma inovação: a jornada Modern Work, que auxilia empresas em sua transição para a realidade da nova era – incluindo o trabalho remoto.

Continue a leitura e conheça mais sobre o Modern Work. 

O que é o ambiente de trabalho moderno

Segundo pesquisa do IBOPE, citada por Gustavo Pignocchi no webinar Talk Introduce, 47% das pessoas no Brasil já faz home office pelo menos uma vez por semana. Esse dado já mostra uma nova perspectiva acerca do trabalho na era digital pois, para fazer home office é necessário:

  1. mobilidade e segurança, que podem ser obtida através de soluções em nuvem;
  2. processos flexíveis, que possam ser executados em qualquer lugar com agilidade e qualidade;
  3. cultura alinhada às necessidades e possibilidades do digital.

Isso mostra – e a Microsoft reforça – que o ambiente de trabalho atual, ou, ambiente de trabalho moderno se estrutura em três pilares principais: pessoas, processos e tecnologias. 

Conforme mostra nosso convidado da Talk Introduce #47, Gustavo Pignocchi, a Microsoft entende que esses são os guias para um ambiente de trabalho cujos desafios perpassam, principalmente, a inclusão digital de 4 gerações (Boomer, X, Millenials e Z), a necessidade da análise de dados para tomada de decisões e a necessidade de inovar em processos de forma colaborativa.  

A visão do mercado também não foge disso. Conforme pesquisas de empresas como Deloitte, Gartner, CMSWire, Forbes e PricewaterhouseCoopers (PwC), o ambiente de trabalho moderno envolve: segurança digital, dispositivos conectados (com mobilidade e flexibilidade), comunicação, engajamento entre equipes e suporte aos estilos de trabalho que mudam constantemente. 

A área de ambiente de trabalho moderno é uma área que cobre tudo o que uma empresa necessita na ótica de segurança, na ótica de produtividade e colaboração e na ótica de acessibilidade, sempre pensando no usuário como o centro de tudo. – Gustavo Pignocchi

Como funciona a jornada Modern Work da Microsoft

A jornada de Modern Work se estrutura em quatro principais pilares: produtividade, colaboração, acessibilidade e segurança. O objetivo dessa jornada é fornecer às empresas soluções seguras, inteligentes e completas para capacitar funcionários. 

O Modern Work se divide em quatro partes, sendo as duas primeiras envolvendo as áreas de TI e Segurança Backend. 

As primeiras etapas são Identidade e Gestão de Dispositivos e Aplicativos, respectivamente. A etapa de Identidade envolve a gestão da identidade de usuários, aliada à experiência da credencial única e acesso condicional. A etapa de Gestão de Dispositivos e Aplicativos se refere à gerir dispositivos e aplicativos dos usuários, bem como à soluções de auto-serviço e experiência do usuário.

Ambas as etapas visam o cumprimento de políticas da empresa em relação à segurança e conformidade, especialmente com a LGPD em voga. 

As etapas três e quatro da jornada envolvem áreas de Frontend tal como RH, Marketing, Comunicações, Conformidade e Segurança. A etapa três diz respeito à Produtividade e Colaboração e envolve a produtividade individual, mobilidade e armazenamento em nuvem, colaboração em equipes e projetos, comunicação interna, comunicação estendida para toda a cadeia de valor, conteúdo corporativo e enterprise search, digitalização de processos de negócio, publicação de resultados e análise de KPIs.

Já a etapa quatro envolve a Governança de Dados e Proteção da Informação, abarcando o gerenciamento de informações (retenção, pesquisa governança e monitoramento) e compartilhamento seguro de informações confidenciais. Essas etapas visam oferecer uma colaboração moderna, móvel e segura. 

Para essa jornada, a Microsoft conta com um portfólio de mais de 60 softwares, incluindo os tão conhecidos e utilizados pertencentes ao pacote Office: Word, Excel, Outlook, OneDrive e Microsoft Teams.

Benefícios do Modern Work 

  • Transformação Digital

A jornada do Modern Work se concentra em trabalhar pessoas, processos e tecnologias, promovendo exatamente o que a jornada da Transformação Digital envolve: uma mudança de atitude, mentalidade e operação nas empresas com foco no cliente.

Dessa forma, o ambiente de trabalho moderno ajuda empresas em sua trilha pela evolução dos negócios no contexto da era digital, com todos os benefícios em tecnologia, segurança e nuvem que só a Microsoft pode oferecer. 

  • Inclusão digital

Uma pesquisa da Wired mostra que hoje já existem mais de 4 gerações em um mesmo ambiente de trabalho. De Baby Boomers a Geração Z, a inclusão digital dos colaboradores é essencial para negócios que buscam se desenvolver e crescer no ambiente digital.

Afinal, empresas são feitas de pessoas e é investindo nelas que empresas crescem. 

Nesse sentido, a jornada do Modern Work contribui – e muito – para incluir digitalmente as quatro gerações, oferecendo ferramentas que tem como um dos pilares a acessibilidade, ou seja, dar aos colaboradores meios para se capacitarem e fazerem mais.

Quando falamos em acessibilidade, falamos em ferramentas que geram a inclusão do colaborador não apenas para cunho jurídico, mas também para incluir pessoas que possuam algum tipo de deficiência, capacitando-as a fazerem mais. – Gustavo

  • Solução com compliance

Além de soluções já adequadas às legislações LGPD e GDPR, a própria jornada do Modern Work passa por etapas que visam o compartilhamento seguro de informações e a proteção de dados, credenciais e informações corporativas. Dessa forma, o Modern Work fornece, também, compliance com as novas legislações de proteção de dados e ainda garante mais produtividade e segurança para a rotina corporativa.

  • Integrações com outras ferramentas

Para além de ferramentas próprias, a Microsoft também oferece a possibilidade de realizar integrações com outras ferramentas de forma prática e segura. Assim também acrescenta à jornada do Modern Work mais um elemento essencial: a flexibilidade para as operações corporativas.

Sua empresa já trabalha em um ambiente moderno? Venha para a nuvem com a Introduce! Fale com nossos especialistas e inicie a jornada de Modern Work na sua empresa.

Quer saber mais sobre a jornada Modern Work? Confira a Talk Introduce #47 e descubra mais sobre como a Microsoft apoia empresas em sua jornada!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.