Universidade Corporativa: o que é e como funciona?

Tempo de leitura: 6 minutos

Universidade Corporativa: o que é e como funciona?
Na era digital é cada vez mais importante que as empresas tenham colaboradores multidisciplinares, capazes de utilizar a criatividade e a inovação para vencer os desafios do dia a dia.

Nesse sentido, ao  investir em treinamentos corporativos para munir os colaboradores com técnicas, habilidades e competências que vão de encontro com as demandas organizacionais no contexto do digital, as empresas também investem na Transformação Digital dos negócios.

Mas afinal, como a universidade corporativa pode contribuir para a Transformação Digital?

Continue a leitura e descubra.  

O que é a  #UniversidadeCorporativa?

“Treinamento abrange qualquer tipo de experiência destinada a facilitar um ensino que será útil no desempenho de um cargo atual ou futuro”.  HAMBLIN (1978, p.15)

O treinamento corporativo pode ser entendido como um processo educacional que busca educar os colaboradores para que desenvolvam habilidades, competências e adquiram os conhecimentos necessários para trabalhar de forma mais eficiente e ajudar a empresa a  cumprir seus objetivos.  

Os treinamentos corporativos podem ser aplicados a quaisquer setores e cargos e podem ser realizados pela própria empresa ou por empresas especializadas. Além disso, com a revolução da era digital, cada vez mais os treinamentos – antes muito dominantes na modalidade presencial –  estão sendo ministrados através de plataformas online com recursos como a gamificação e as realidades virtual e aumentada

Benefícios dos treinamentos empresariais

Os treinamentos beneficiam as empresas de diversas formas, afinal negócios são feitos de pessoas e, como disse o convidado da 34ª Talk Introduce, Magnun Barcarol: “Os negócios crescem a partir do momento em que as pessoas que estão dentro dele crescem.”

Torna os colaboradores mais motivados, produtivos e inseridos na cultura da empresa

O treinamento oferece ao colaborador uma gama de competências e habilidades para desempenhar sua função dentro da empresa. Mas, mais do que isso, o treinamento dá aos colaboradores mais motivação e os torna mais engajados na cultura empresarial.

Isso porque, investir em treinamento mostra que a empresa se importa com seus colaboradores e com seu desenvolvimento profissional e reforça a importância do colaborador dentro da organização.

Fatores que motivam os colaboradores a, como diz a expressão popular, vestir a camisa e reverberar o propósito da empresa em tudo o que fazem. Além de torná-los muito mais produtivos, pois os treinamentos os equipam com as habilidades e saberes que precisam para uma rotina de trabalho mais eficiente. 

Promove melhorias no ambiente organizacional

Ambientes com colaboradores felizes, engajados, com setores que se comunicam entre si e colaboram é um ambiente muito mais favorável para a inovação, a criatividade e o desenvolvimento das empresas.

Os treinamentos corporativos, especialmente aqueles que envolvem competências interpessoais, são capazes de criar nos colaboradores um sentimento maior de pertencimento, de promover o trabalho em equipe e o entendimento de que é em grupo que se pode ir mais longe. Dessa forma, os treinamentos contribuem – e muito – para melhorar o clima organizacional. 

Retenção de talentos

As gerações Y e, principalmente, a Z são conhecidas por serem mais comunicativas, propensas a encarar desafios, a favor da cocriação, bastante desprendidos em relação a onde trabalham e estão transformando as empresas. 

A pesquisa “Geração Z no Mercado de Trabalho” aponta que o principal fator de escolha de uma empresa para trabalhar é a oportunidade de desenvolvimento (34% dos entrevistados), seguido do fator dinheiro (28%) e propósito (28%).

Esses dados mostram que, em empresas onde a inovação não prospera, onde as estruturas são muito rígidas e burocráticas e onde não há a possibilidade de desenvolvimento do colaborador, tendem a ter uma rotatividade mais alta.

Para uma organização alta rotatividade nem sempre é um bom negócio. Por isso, investir em treinamentos corporativos é uma forma de atender às necessidades das novas gerações que estão dominando o mercado de trabalho e garantir a retenção de talentos nas organizações. 

O treinamento corporativo e a Transformação Digital 

Embora pareçam coisas distantes, os treinamentos corporativos são um grande passo para empresas que estão em sua jornada de Transformação Digital. Como dito anteriormente, empresas são formadas por pessoas. E, a Transformação Digital é, em essência, sobre pessoas.

Nesse sentido, os treinamentos corporativos, contribuindo para o desenvolvimento das pessoas, processos e tecnologias acarretam no desenvolvimento das empresas. 

Pensando em tecnologias, os treinamentos corporativos possibilitam o aprendizado de novas ferramentas que podem ser inseridas na rotina de trabalho. 

Em termos de processos, os treinamentos desenvolvem nos colaboradores novas capacidades e os torna mais multidisciplinares e preparados para os desafios do mercado da era digital e assim transformar os processos organizacionais, contando com o apoio de tecnologias.

Falando sobre pessoas, além de promover nos colaboradores o sentimento de reconhecimento e de que a empresa se importa com os trabalhadores a ponto de querer capacitá-los, os treinamentos também promovem a inovação, pois auxiliam a encontrar empreendedores internos. Além de promoverem mudanças de mentalidade e atitude dentro das empresas, contribuindo para o avanço na jornada da Transformação Digital.

EAD Educação Corporativa da Introduce

No dia 06/11 a Introduce lançou sua plataforma de EAD Corporativo em parceria com a startup UMentor. A plataforma conta com cursos já disponibilizados pela e cursos exclusivos elaborados pela Introduce. 

A plataforma possui testes de perfil para determinar as trilhas que melhor se encaixam com as necessidades de desenvolvimento do colaborador. 

Os cursos possuem certificados que podem ser obtidos após a conclusão do curso e realização de prova com no mínimo 80% de aproveitamento.
O EAD Introduce tem como propósito reunir a base de conhecimento compartilhada enquanto é uma solução interna da Introduce para os treinamentos que estão em propulsão.

Os clientes da Introduce também podem contar com nossa base e com a tecnologia da nossa plataforma para educar seus usuários, treinar, capacitar e desenvolver seus públicos, sejam eles colaboradores, usuários ou clientes.

Um exemplo disso são os conteúdos sobre a LGPD, que permitem a realização de treinamentos e workshops de Conscientização sobre a Segurança da Informação e assim contribuem para o compliance em tecnologias, processos e pessoas.

Vamos além? 

Nos acione e vamos desenvolver essa ideia.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.