Vamos falar sobre proteção e recuperação de dados? – TI #45

Tempo de leitura: 2 minutos

Acompanhando a repercussão de notícias recentes como ataque ransomware que visou o STJ e o vazamento de dados da Enel, reiteramos uma afirmação que marca muito a era em que vivemos: os dados são um dos ativos mais valiosos das organizações e zelar por eles deve ser uma das principais preocupações independentemente de seu tamanho ou segmento.

Trazemos o especialista Henrique Passos, consultor da parceira Arcserve junto com CEO Esdras Moreira da Introduce fazem a 45ª Talk Introduce, (12/11 às 19h): “Vamos falar sobre proteção e recuperação de dados”

Principais Insights

Hoje, o dado é o bem maior das empresas. – Henrique

Para as empresas, não é possível trabalhar sem o setor de TI e sem a informação que é gerada pelos funcionários no dia a dia. – Henrique

Isso é importante quando falamos em proteção de dados: não é preciso ter várias soluções para poder armazenar os dados. – Henrique

Na hora em que o ransomware ataca, ele não ataca apenas os arquivos, ele ataca o equipamento por completo. – Henrique

A proteção de dados não está associada somente à soluções de segurança ou antivírus. – Henrique

A solução de proteção de dados tem que tratar desde um simples backup até a parte de alta disponibilidade, cópia secundária ou mesmo mandar essas informações para a nuvem e ter o dado e o DR na nuvem. – Henrique

A LGPD não obriga ninguém a apagar backup. […] O que a lei prevê é que você vai apagar informações do ambiente produtivo e essas informações devem ter a garantia que em casos de desastres ou perda de dados as informações não irão retornar ao ambiente produtivo. […] Ela não sobrescreve as leis que já existem. – Henrique.

Todos na empresa estarão envolvidos na proteção de dados. – Henrique

RPO (Recovery Point Objective): sigla que designa a relação de pontos de backup estabelecidos em um ambiente, a frequência de backup executada em um ambiente.

RTO (Recovery Time Objective): sigla que designa a relação de tempo necessária para recuperar o ambiente produtivo após uma situação de perda de dados.

Data Rewinder: conceito de pontos no tempo adotada pelas soluções Arcserve.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.